Negocios

OXXO aposta em estratégia de ampliar as ocasiões de consumo como forma de expandir a rede

Para expandir a sua operação no Brasil, a OXXO, rede de mercados de proximidade que surgiu em 1978 no México, e conta com mais de 20 mil unidades espalhadas pela América Latina, tem como atual estratégia de Gestão e Mercado ampliar as suas ocasiões de consumo.

Com mais de 600 lojas em operação em 24 cidades do Estado de São Paulo, os planos são que a marca, que, este ano, completa 5 anos de presença no mercado brasileiro, se torne parte da rotina diária de seus clientes em ocasiões de consumo como, o café da manhã, almoço rápido e/ou no lanche da tarde.

De acordo com Rafaela Natal TrentinHead Comercial de Food Service e Padaria do Grupo Nós“essa data será celebrada em dezembro, com uma nova identidade comemorativa e campanhas ao longo do ano que reforçam o posicionamento de proximidade com o cliente. Dentro desse contexto, o food service se consolida como um dos pilares da nossa operação, já sendo o responsável por uma parcela relevante do tráfego nas lojas brasileiras”, revela em entrevista exclusiva à Rede Food Service.

Trentin desvenda também que, atualmente, os planos de expansão da rede OXXO no Brasil englobam o crescimento da padaria própria, o fortalecimento do café Andatti como os novos sabores LTO de Andatti, a criação de novas parcerias estratégicas com a indústria para diversificação do cardápio, a exploração de collabs e o lançamento de sanduíches tailormade, por exemplo. “Além disso, acabamos de lançar, em parceria com a Vigor, o novo mini pão de queijo recheado com requeijão Vigor. A estratégia, em resumo, é fazer com o que o OXXO chegue aos cinco anos de Brasil com o olhar voltado para o futuro e com o compromisso de seguir evoluindo a sua proposta alimentar como peça-chave do crescimento”, realça.

Ficou interessado (a) em conhecer mais detalhes sobre A OPERAÇÃO FOOD SERVICE OXXO NO BRASIL?

OXXO E O MERCADO FOOD SERVICE BRASILEIRO: COMO TUDO COMEÇOU

A história do OXXO junto ao mercado food service começou no México, no ano de 1978. Nessa época, a atuação da marca nesse nicho incluía apenas a comercialização de snacks e bebidas. No entanto, tempos depois, ocorreu o investimento mais estruturado em food service por meio do lançamento do formato de negócio chamado pelo grupo de ‘loja de proximidade’.

Oxxo4
A Rede OXXO foi fundada em 1978 no México – Foto: Divulgação

No Brasil, o investimento no setor de alimentação fora do lar foi iniciado desde a chegada da marca, em dezembro de 2020, quando a rede passou a operar com padaria própria, café e refeições prontas como parte central do negócio e não apenas como complemento. “Ou seja, aqui no Brasil, o food service já entrou no DNA da operação desde o começo e como forma de diferenciar o OXXO de outros mercadinhos de bairro e de criar frequência diária de consumo”, enfatiza Trentin.

Head Comercial de Food Service e Padaria do Grupo Nós acrescenta que, para iniciar os trabalhos OXXO no mercado brasileiro de food service, foi preciso fazer algumas adaptações no negócio, uma vez que se trata de ‘um universo diferente’ do México. Nesse sentido, ela divide que, “aqui no Brasil, trouxemos particularidades diferentes dos demais mercados na América Latina, principalmente, devido à presença da área de padaria, com pães francês, pão integral, pão de queijo, entre outros. Sabemos que o brasileiro consome muito ‘pãozinho’ e, por esse motivo, não poderia faltar na nossa operação. Além disso, temos produtos ‘heróis’, como coxinha, pão de queijo e o nosso café Andatti que também são muito bem-sucedidos nos nossos minimercados”, afirma.

OXXO E O MERCADO FOOD SERVICE: O QUE MOTIVOU O INVESTIMENTO

Criado para ser um mercado de proximidade, a aposta OXXO no nicho food service é fruto de muito estudo e análise de cenários por parte dos seus gestores. Ou seja, foi uma estratégia bastante planejada, mas, acima de tudo, movida pela “percepção de uma mudança clara nos hábitos de consumo”, sinaliza Trentin.

Oxxo2
Unidade da Rede OXXO – Foto: Divulgação

A Head Comercial de Food Service e Padaria do Grupo Nós justifica que, “hoje, as pessoas buscam soluções rápidas, práticas e acessíveis para comer no dia a dia. E, ao trazer padaria, café e refeições prontas para dentro da loja, a rede conseguiu aumentar a frequência de visitas, já que o cliente volta várias vezes por semana e não apenas em compras ocasionais. Em um mercado competitivo, reforçamos a proposta do OXXO de estar sempre por perto e pronta para resolver as necessidades cotidianas do cliente a qualquer hora”, esclarece.

OXXO E O MERCADO FOOD SERVICE: COMO FUNCIONA A OPERAÇÃO BRASILEIRA

Já sobre como funciona a operação food service OXXO no Brasil, vale antes o destaque de que a rede, para além de oferecer serviços e produtos de qualidade para reposição diária e a praticidade de endereços próximos às áreas residenciais e em locais de grande circulação, como arredores de estações de metrô e terminais de ônibus, também trabalha com itens de bomboniere, bebidas, mercearia, higiene, limpeza, hortifruti, carne e pet food.

Oxxo3
Rede OXXO – Foto: Divulgação

Especificamente em relação à sua atuação voltada ao mercado de alimentação fora do lar, um dos destaques das lojas OXXO no Brasil é a sua padaria, que possui produção própria de pães disponíveis sempre fresquinhos para os clientes. Assim como, há também a venda de grande variedade de salgados, sanduíches, pizzas, refeições prontas, sobremesas e bebidas quentes e geladas. “Hoje, o OXXO trabalha o food service como um dos principais pilares dentro do modelo no Brasil e a operação é sustentada por reposição diária, processos padronizados, seating area para quem quer consumir os produtos na loja e integração com plataformas de delivery, o que garante conveniência tanto para quem está de passagem, quanto para quem prefere pedir pelo app. Em resumo, o food service não é só complemento, mas um diferencial competitivo que faz o OXXO se destacar frente às padarias e mercadinhos tradicionais, o que reforça a proposta de ser a loja que resolve a vida do cliente a qualquer hora do dia”, garante a Head Comercial de Food Service e Padaria do Grupo Nós.

OXXO E O MERCADO FOOD SERVICE: RESULTADOS ALCANÇADOS NO BRASIL

Em 2017, o OXXO foi nomeado como a marca de varejo mais valiosa do mercado mexicano pela Interbrand, consultoria global de marcas. No entanto, no Brasil, a empresa, ano a ano, vem intensificando a sua relevância no ramo food service e prova disso é que “essa frente já responde por uma fatia importante do movimento nas unidades, o que ajuda a aumentar o ticket médio porque o cliente passa a frequentar a loja diariamente, em diversos momentos da sua jornada de compra, seja no café da manhã, no almoço rápido e/ou no lanche da tarde”, sinaliza Trentin.

Nesse contexto, a Head Comercial de Food Service e Padaria do Grupo Nós compartilha ainda que os resultados OXXO alcançados no mercado brasileiro de alimentação fora do lar são bastante satisfatórios, uma vez que “tem trazido ganhos importantes e a oferta de padaria, café e refeições prontas aumentou a frequência de visitas, já que o cliente passa a usar a loja no dia a dia e não só em compras ocasionais. Além disso, fortalecemos a presença digital, com delivery integrado, o que elevou a percepção da marca. Assim, hoje, a OXXO é vista não apenas como conveniência, mas como um ponto confiável para resolver necessidades de alimentação a qualquer hora”, comemora.

Deixe um feedback sobre isso

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Adicionar campo

CONS

+
Adicionar campo
Escolha a imagem
Escolha um Video
X