11/12/2025
As tendências para franquias para 2026 mostram o impacto e a força do setor na economia nacional.
Um grande exemplo do brilho do franchsing é que o faturamento das redes de franquias no terceiro trimestre de 2025 cresceu 9,1%, chegando a R$ 76,607 bilhões.
E a boa notícia é que todos os segmentos do Franchising registraram alta no período.
Pontos importantes
- O franchising segue forte, com crescimento de 9,1% no faturamento e alta em todos os segmentos.
- Bem-estar, saúde, estética e alimentação são tendências promissoras para 2026.
- Modelos compactos, híbridos e asset-light devem ganhar espaço por exigirem menor investimento e maior alcance.
- Multifranqueados e jovens empreendedores impulsionam a expansão com foco em diversificação e baixo custo inicial.
- O investidor será mais criterioso em 2026, exigindo redes sólidas, boa reputação e modelos alinhados ao seu perfil e dedicação.
Quais as melhores franquias para abrir em 2026?
Planejar investimentos do ano que começa é o grande passo para iniciar um ciclo promissor.
As tendências de franquias em 2026 mostram as mais variadas opções para novos empreendedores.
Os formatos, modelos e segmentos de franquias variam para atender os mais variados tipos de perfis.
Entre as tendências estão: bem-estar, estética, saúde e terapias.
As pessoas estão procurando inovação e soluções para cuidar de si; assim como o setor de Alimentação, que é bastante consolidado.
“As pessoas cada vez mais procuram qualidade de vida e saúde, principalmente a nova geração.
Franquias de bem-estar físico, estética, saúde preventiva, spas, clínicas de recuperação, terapias, são candidatas fortes para 2026”, explica Sylvio Korytowski, membro do Conselho Fiscal e do Comitê Internacional ABF e sócio da Kick Off Consultores.
“O setor de alimentação costuma ser resiliente e o aumento do delivery nesse segmento abre oportunidades para novos entrantes voltados à alimentação saudável”, acrescenta Korytowski sobre as tendências de franquias para 2026.
De acordo com Adir Ribeiro, CEO e Fundador da Praxis Business, outros destaques são a estética tecnológica, serviços para a casa e modelos especializados de educação profissional.
“Segmentos que combinam demanda recorrente, ticket acessível e clara diferenciação podem ganhar mais protagonismo nesse ano de 2026”, afirma ele a respeito das tendências de franquias para 2026.
“Também veremos avanço de soluções de reparos residenciais e negócios de indulgência com alto giro, pois temos um mercado cada vez mais com desejos e necessidades ainda não atendidas”, ensina Ribeiro.
Para completar essa lista de tendências de franquias 2026, Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt, ainda acrescenta os setores de Entretenimento, Lazer e Turismo e de Limpeza e Conservação.
“Em 2026, o cenário econômico deve ser mais incerto, influenciado pelas eleições e pelas decisões fiscais que seguirão a reforma tributária.
Esse movimento impacta empresas, consumidores e investidores, o que aponta para um crescimento moderado.
No franchising, isso significa um investidor mais criterioso, atento ao retorno e ao desempenho das redes”, analisa a executiva sobre as tendências de franquias para 2026.
O mercado Pet também é uma ótima opção de investimento para franqueados que estão pesquisando as franquias 2026.
“Mais pessoas estão adotando pets e tratando-os como membros da família, cresce o consumo por serviços de qualidade: alimentação premium, cuidados, estética, hospedagem, treinamento, saúde animal, etc.
Franquias deste segmento tendem a atrair quem busca negócios com perfil de “amor por animais”, diz Sylvio Korytowski.
O que está em alta em 2026?
De acordo com os especialistas em franchising analisando as tendências de franquias em 2026, modelos de negócios inovadores e adaptados às necessidades do mercado também têm destaque no ano que se inicia.
“Os modelos compactos, híbridos e asset-light ganharão ainda mais espaço. Nano e micro lojas, unidades móveis, operações plug-and-play e formatos específicos para cidades menores tornam o investimento mais viável e ampliam o alcance das marcas.
Lembrando que mais de 85% dos municípios do Brasil tem menos que 50 mil habitantes e redes que conseguirem entregar padronização, digitalização e suporte baseado em dados estarão melhor posicionadas para atrair franqueados e sustentar expansão consistente”, explica Adir Ribeiro.
Neste cenário as franquias em 2026 devem continuar em crescimento as multifranquias, na opinião de Sylvio Korytowski.
“Pessoas mais jovens estão partindo para o empreendedorismo individual e dos estabelecidos partindo para serem multifranqueados.
Isso muda o cenário dos franqueadores.
Para o jovem empreendedor, ter ofertas em franquias de menor custo torna-se necessário pela escassez no investimento inicial.
Porém eles focam transformar-se em médio prazo num multifranqueado.
Aí vale considerar expandir em vários segmentos, dividindo o risco da sazonalidade de cada setor”, analisa ele.
Para realizar seu investimento e empreender, o formato de operação será decisivo, destaca Lyana Bittencourt.
“Ganham destaque os modelos que unem agilidade, flexibilidade, proximidade com o cliente e gestão eficiente de custos.
Formatos multicanais com presença digital forte, especialmente em alimentação e serviços, avançam ao integrar loja física, delivery e atendimento digital”, cita Lyana.
Modelos híbridos, lojas compactas, quiosques e dark kitchens também se mostram mais preparados para responder às mudanças do mercado, acrescenta a especialista sobre o cenário de modelos de franquias 2026.
Qual negócio abrir em 2026?
Dicas para encontrar a franquia ideal:
- É importante verificar a aderência da marca, se tem boa reputação, se já atua no mercado há pelo menos três anos contemplando algumas lojas próprias, se é inscrito na ABF e se tem o selo de excelência, que chancela a marca.
- É fundamental escolher um modelo que tenha aderência ao seu perfil de gestão e ao nível de dedicação que está disposto a assumir. Franquias de saúde exigem rigor técnico, alimentação demanda disciplina operacional e negócios digitais é importante ter domínio de marketing e vendas.
- Para quem pretende se tornar franqueado em 2026, é necessário focar em preparação, análise e alinhamento com o modelo de negócio. O setor oferece muitas oportunidades, mas exige escolhas conscientes e gestão profissional desde o primeiro dia.
- Um bom investimento passa pela escolha o formato de operação que combina com seu perfil: com o crescimento de microfranquias, quiosques, modelos alternativos, operações híbridas e até modelos home based, é fundamental entender o que faz sentido para sua rotina e nível de investimento
- É muito mais do que uma aposta ou realizar um sonho: o franqueado deve acompanhar indicadores, entender de tecnologia, gerenciar pessoas e cultivar relacionamento próximo com o cliente.


Deixe um feedback sobre isso