HALLYSON CEZAR SILVA SOUZA. Esse é o nome do Melhor Confeiteiro das Américas em 2025, conforme o resultado final do concurso promovido pela Confederação Interamericana da Indústria do Pão (CIPAN).
Aos 38 anos, o Chef Hallyson Cezar, como prefere ser chamado, atua como Professor do Instituto do Desenvolvimento de Panificação e Confeitaria (IDPC), que é mantido pela Sampapão – entidade unificada que congrega o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (SINDIPAN-SP), a Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo (AIPAN-SP), a Fundação do Desenvolvimento da Panificação e Confeitaria (FUNDIPAN) e o Instituto de Desenvolvimento da Indústria de Panificação e Confeitaria – e revela que a sua vida é: “uma combinação de paixão, técnica e responsabilidade, onde o glamour é a consequência do trabalho sério e da dedicação e não a realidade cotidiana”, assinala.
Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, o Chef Hallyson Cezar desvenda que “ser eleito o Melhor Confeiteiro das Américas 2025 é o reconhecimento da minha dedicação, paixão e técnica. Mais do que um prêmio, é uma oportunidade de inspirar alunos e profissionais, elevar o padrão da confeitaria e transformar sonhos em conquistas. Assim como, marca um momento de muito orgulho pessoal e receber esse prêmio foi um momento de muita alegria, orgulho e emoção. Afinal, isso vai aumentar a minha visibilidade e as oportunidades de parcerias, cursos e consultorias. Esse prêmio é a validação profissional de muito amor e de experiência buscando ajudar o setor”, comemora.
QUE TAL CONHECER MAIS A FUNDO SOBRE A HISTÓRIA DE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL DO MELHOR CONFEITEIRO DAS AMÉRICAS EM 2025?
É só conferir abaixo:
- QUEM É O CHEF HALLYSON CEZAR?
- FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS PROFISIONAIS
- VIVÊNCIAS MARCANTES
- ROTINA COMO PROFESSOR DO IDPC
- DESAFIOS, METAS E SONHOS COMO CHEF E PROFESSOR DO IDPC
- VISÃO DO ATUAL MERCADO FOOD SERVICE COMO O MELHOR CONFEITEIRO DAS AMÉRICAS EM 2025
- DICAS PARA QUEM TAMBÉM DESEJA ATUAR NO RAMO DA CONFEITARIA E PANIFICAÇÃO
QUEM É O CHEF HALLYSON CEZAR?
Casado e sem filhos, Cezar “é uma pessoa dedicada, curiosa e apaixonada pelo universo da gastronomia. Busco aprendizado contínuo, valorizo honestidade e o prazer de transformar experiências simples em momentos memoráveis. Eu acredito que cada desafio é uma oportunidade de crescimento. Para mim, conciliar a vida pessoal e profissional é uma arte de equilibrar paixão, disciplina e prioridades, transformando desafios em oportunidades de crescimento tanto no trabalho, quanto fora dele”, se apresenta.

Como Chef, o Melhor Confeiteiro das Américas em 2025 partilha que “eu atuo na formação e capacitação de novos profissionais na Escola IDPC e essa minha paixão por ensinar e a minha curiosidade constante como pessoa se refletem no meu trabalho, permitindo que eu inspire novos profissionais, sempre com dedicação, técnica, criatividade e alegria. Assim, entre tradição e inovação, faço do pão e da confeitaria uma arte de ensinar e inspirar. Valorizo o artesanal a tradição, mas com abertura para a inovação”, sinaliza.
FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS PROFISIONAIS
Além de ser formado em Gastronomia pela Faculdade HOTEC, Cezar também fez o curso técnico em Panificação e Confeitaria, entre outras formações complementares, como Fermentação Natural, Confeitaria Fina e afins ao longo da sua carreira. “O meu caminho começou entre 15 e 16 anos de idade. Eu ainda não sabia, mas aquele ambiente intenso e cheio de aprendizado seria o ponto de partida da minha carreira. Foi ali que eu percebi o quanto eu poderia crescer e construir uma história dentro da panificação e confeitaria. E o meu primeiro contato com o food service foi aos 16 anos e, desde então, estudei em escolas como SENAI e fiz workshops com profissionais da área”, conta.

Sobre as suas experiências profissionais práticas, o Chef Hallyson Cezar relata que “eu já trabalhei em padarias como Padeiro/Confeiteiro e Encarregado de Padaria, treinando equipes e desenvolvendo produtos. Cada experiência dessa me trouxe novos desafios e aprendizados. E a panificação e a confeitaria já me levaram, inclusive, até o exterior, onde eu tive uma experiência incrível na Padaria Dias, em Portugal. Hoje, além de atuar na prática, tenho o privilégio de ensinar panificação e confeitaria, transmitindo esse conhecimento para formar novos profissionais na Escola IDPC, onde trabalho atualmente”, divide.
O Melhor Confeiteiro das Américas em 2025 complementa que, “no momento, ainda não tenho algum empreendimento, nem sócio, mas coisas que me inspiram são transmitir conhecimento, transformar ingredientes em experiências, liderar pelo exemplo, saber que a minha dedicação e disciplina motivam quem está ao meu redor e até mesmo em outros países. Assim como, hoje em dia, as mídias sociais têm sido fundamentais na minha carreira ao ampliarem a minha visibilidade. Além disso, elas facilitam a comunicação direta com os alunos, seguidores e profissionais do food service, o que contribui para fortalecer a minha autoridade e reputação no mercado”, aponta.
VIVÊNCIAS MARCANTES
Para além de ter sido, recentemente, eleito como o Melhor Confeiteiro das Américas em 2025, Cezar compartilha que já viveu outras vivências marcantes como Chef. “Eu já tive vários momentos marcantes como Chef e não é apenas sobre o sucesso na cozinha, mas também sobre superar desafios, ensinar e inspirar pessoas, dar sentido à vida pessoal e profissional de pessoas que estiveram também em salas de aula onde eu estava ministrando algum curso”, considera.
ROTINA COMO PROFESSOR DO IDPC
Em relação à sua atual rotina como Professor do IDPC, Cezar explica que “eu ministro aulas de Panificação e Confeitaria e a minha missão é formar e capacitar novos profissionais, além de inspirar transmitindo tanto a técnica, quanto a importância da padronização, qualidade e da inovação no setor. Dessa forma, a minha rotina como Chef une gestão de equipe, treinamentos e capacitação de novos profissionais, padronização de processos, criação de receitas e cuidado com a qualidade em cada detalhe. E, além de tudo isso, eu tento inspirar novas pessoas para o ramo, transmitindo todo o amor que eu sinto pela confeitaria e panificação”, detalha.
O Melhor Confeiteiro das Américas em 2025 acrescenta que, “na minha atual realidade como Chef/Professor, sou mais do que Cozinheiro e Gestor. Sou mentor, comunicador e inspiração. Transformo a cozinha em sala de aula, trazendo experiências práticas e teóricas que preparam os alunos ao mercado real”, define.
DESAFIOS, METAS E SONHOS COMO CHEF E PROFESSOR DO IDPC
Já sobre quais são os seus atuais desafios e metas como Chef e Professor do IDPC, Cezar assinala que “o meu maior desafio é acompanhar as tendências do food service, manter a padronização e a qualidade em cada produção, além de formar profissionais preparados para atuar no setor. Dessa maneira, as minhas metas são ampliar o impacto como Professor no IDPC, formando cada vez mais alunos para o mercado; desenvolver novos cursos e conteúdo que unam tradição e inovação em panificação e confeitaria; consolidar-me como referência na área de food service, especialmente nas padarias e confeitarias; e investir em especializações, no Brasil e no exterior, para enriquecer ainda mais a minha trajetória”, elenca.

Quando o assunto são os seus sonhos, o Melhor Confeiteiro das Américas em 2025 afirma que se resumem a “me tornar um profissional reconhecido nacional e internacionalmente pela contribuição ao setor. Quero levar a arte do pão/confeitaria para além da sala de aula, inspirando novas gerações e transformando vidas, além de viajar e conhecer culturas gastronômicas diferentes, sempre trazendo inovação”, almeja.
VISÃO DO ATUAL MERCADO FOOD SERVICE COMO O MELHOR CONFEITEIRO DAS AMÉRICAS EM 2025
Para Cezar e toda a sua vivência pessoal e profissional ligada ao ramo da alimentação, o atual mercado food service “requer mais preparo do que antes. Ele demanda um profissional multifuncional capaz de unir técnica, gestão e criatividade. Aqueles profissionais que investem em conhecimento, inovação e diferenciação terão mais chances de se destacar e crescer. Atualmente, a alimentação, com certeza, ganhou outro conceito, indo muito além da ideia básica de ‘matar a fome’. Hoje, a alimentação significa cuidar da saúde, de viver experiências, de preservar culturas e consumir de forma consciente”, alerta.
DICAS PARA QUEM TAMBÉM DESEJA ATUAR NO RAMO DA CONFEITARIA E PANIFICAÇÃO
Por fim, confira as dicas do Melhor Confeiteiro das Américas em 2025 para quem também deseja atuar no ramo da Confeitaria e Panificação assim como ele: “ser Chef exige dedicação diária, prática constante e paciência. O amor pelo que se faz é o que mantém a motivação diante de desafios e longas jornadas. Por isso, aprenda sempre, desenvolva disciplina e organização, inspire e colabore”, recomenda.


Deixe um feedback sobre isso