Movimento convida bares e restaurantes a promoverem uma nova cultura de acolhimento e acessibilidade
A Abrasel SP – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo lança oficialmente, durante a Virada Inclusiva 2025, a campanha “Hospitalidade Acessível – Inclusão para Todos!”, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
O movimento propõe uma nova forma de acolher, servir e conviver, convidando o setor de alimentação fora do lar a adotar práticas efetivas de acessibilidade e hospitalidade, promovendo ambientes verdadeiramente inclusivos, acolhedores e humanos.
Mais do que uma ação de responsabilidade social, a iniciativa representa um convite à transformação. A cada atendimento empático, cardápio acessível ou gesto de acolhimento, o setor reafirma o seu papel essencial como promotor de pertencimento e convivência plena.
“A hospitalidade é, acima de tudo, uma expressão de respeito e empatia. O objetivo da campanha é inspirar os estabelecimentos a perceberem que a inclusão não é apenas uma obrigação legal, mas um valor humano e uma oportunidade de transformar experiências”, afirma Luiz Hirata, presidente da Abrasel São Paulo.
Inclusão: o novo sabor da hospitalidade
Durante a Virada Inclusiva 2025, que acontece de 1º a 7 de dezembro, os estabelecimentos poderão participar da campanha, com acesso gratuito ao Guia de Boas Práticas da Hospitalidade Acessível e às peças de comunicação personalizáveis, para divulgar sua adesão e compromisso com a inclusão.
O material estará disponível no site oficial: www.hospitalidadeacessivel.com.br.
Juntos pela acessibilidade e acolhimento
Segundo o IBGE 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, a campanha busca estimular uma mudança de atitude e cultura, convidando o setor a abrir as portas da hospitalidade para todos, valorizando a diversidade e combatendo as barreiras físicas e comunicacionais presentes.
“Mais do que uma campanha, é um convite à ação. Estamos construindo uma nova cultura de hospitalidade baseada na empatia e no respeito. Contamos com o envolvimento de todo o setor, cuja maior característica é acolher”, reforça Luiz Hirata.


Deixe um feedback sobre isso