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Marcas de alimentos ampliam presença no universo gamer e conquistam novos públicos

O mercado de games se consolidou como um dos mais promissores do país e também como um dos mais estratégicos para o setor alimentício. De acordo com estimativas da Newzoo, Statista e da Abragames, o segmento deve movimentar cerca de R$ 12,7 bilhões em 2025, reunindo um público diverso e engajado, que transforma o entretenimento digital em estilo de vida.

Dentro desse ecossistema, bebidas e alimentos ganham protagonismo. Dados da Pesquisa Game Brasil (PGB) mostram que a água (75,8%), o café (47,3%), os snacks (33%) e os doces e chocolates (29%) estão entre os itens mais consumidos pelos jogadores durante as partidas. 

As preferências revelam uma combinação entre hidratação, foco, energia e conveniência e ajudam a explicar por que o setor de alimentos e bebidas tem se aproximado cada vez mais do público gamer.

“Mais do que uma necessidade física, comer e beber faz parte da experiência e da conexão emocional que as pessoas criam com os momentos de lazer. É com essa compreensão que marcas tradicionais, como o Grupo 3 Corações, têm enxergado o universo gamer como um território legítimo de diálogo, capaz de aproximar o público por meio de rituais cotidianos e genuínos”, explica Gui Barbosa, Diretor de Parcerias da Gamers Club.

Marketing e performance: a nova fronteira entre games e consumo

As marcas do setor alimentício estão incorporando o universo gamer como território cultural e estratégico de marca, promovendo ativações que unem entretenimento, imersão e tecnologia. Além de ampliar o alcance, essas iniciativas dialogam com a Geração Z, que consome conteúdo de forma participativa e multicanal. 

74% dos jovens assistem aos jogos enquanto interagem nas redes sociais e 78% acompanham bastidores e conteúdos de humor — comportamentos que estimulam marcas a desenvolver experiências híbridas entre o físico e o digital.

Para empresas de delivery, food services e snacks, as longas sessões de jogo representam uma oportunidade de associar consumo e conveniência. Já para marcas de bebidas e doces, a chance está em conectar-se a momentos de concentração, celebração e descontração, que fazem parte do cotidiano gamer.

Marcas que estão transformando o jogo

As iniciativas de grandes players do setor reforçam como o consumo e o entretenimento digital estão se fundindo em novas experiências.

Red Bull – Pioneira no diálogo com gamers, a marca patrocina equipes como a Cloud9 e atua em títulos como League of Legends, Valorant e EA FC, consolidando-se como a mais reconhecida do segmento entre 88% dos gamers, segundo a PGB.

NESCAFÉ Dolce Gusto – Celebra três anos de parceria com a Riot Games, lançando um porta-cápsulas ilustrado por Sapo Lendário. A edição especial une arte, design e o universo competitivo de League of Legends, reforçando o café como parte do setup gamer.

Trident – Renovou o patrocínio à Kings League Brazil, adquirindo os naming rights da arena, agora chamada Trident Arena. A marca aposta em experiências gamificadas, transmissões na Twitch e conteúdo interativo para “destravar” a torcida e aproximar o público jovem.

Bis – Também na Kings League Brazil, a marca leva seu humor característico para o campo com o projeto Resenha aBISsurda, conteúdos para TikTok e um espaço exclusivo de entrevistas entre influenciadores e jogadores, fortalecendo o elo com a cultura pop e o futebol.

Arcor (Block) – Estreou um mapa temático no Fortnite, com minigames, cupons de desconto e ativações presenciais na Brasil Game Show. A ação une storytelling, interatividade e recompensas, ampliando o reconhecimento da marca entre gamers e fãs de chocolate.

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