Informativo

Hamburguerias: Padronização e porcionamento para rentabilidade

O mercado de Hamburguerias foi um dos que mais ganhou importância e relevância nos últimos anos no Brasil. De acordo com o estudo “Hamburguerias 2025 – Wise Sales – ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos”, atualmente, existem no Brasil quase 102.000 Hamburguerias e aproximadamente 70.000 estabelecimentos que oferecem Hamburgueres em seus cardápios. Do total de Hamburguerias, 8% dos estabelecimentos são pertencentes as chamadas “redes”, que já são 567 em todo o país.

O mesmo estudo apresenta que, 67% dos estabelecimentos são classificados como Pequenas e Micro Hamburguerias e os mercados de São Paulo Minas Gerais são os líderes em números de estabelecimentos, com 28% e 10% das Hamburguerias do país respectivamente.

O crescimento recente deste mercado passou a oferecer um ambiente mais competitivo para os empreendedores e um consumidor mais exigente. Para se destacar, os operadores precisam oferecer, mais do que nunca, qualidade, consistênciaeficiência operacional e diferenciação perante a concorrência.

Neste cenário, a padronização e o porcionamento dos hambúrgueres surgem como necessidade estratégica do negócio. Controle de peso, tamanho e composição da carne não é mais apenas uma questão de organização operacional da cozinha, mas também fator determinante na busca por satisfação dos clientes e rentabilidade.

O impacto da falta de padronização para Hamburguerias

A ausência de padrões definidos de forma clara e formal é um dos vilões na gestão de negócios do setor. Hambúrgueres que variam de tamanho, peso ou montagem geram perda de insumos, inconsistência de sabor e insatisfação do cliente. Além disso, a inconsistência de padrão impacta diretamente no Custo de Mercadoria Vendida (CMV) e consequentemente na margem de lucro.

Hamburgueria
Hamburguerias: Padronização e porcionamento para rentabilidade – Foto: Getty Images – RFS

“Quando um cliente pede o mesmo hambúrguer em dias diferentes e percebe variações no tamanho ou no sabor, a confiança na marca é abalada. A padronização garante previsibilidade e segurança por parte do consumidor, fortalecendo a experiência e gerando recorrência” explica Reynaldo Zani, especialista do mercado de Food Service, professor de Pós Graduação do SENAC-SP.

Padronização acessível

Embora o segmento de hamburguerias artesanais seja muito relevante, a maior parte das operações no Brasil ainda é formada por micro, pequenas e médias Hamburguerias tradicionais — negócios familiares, food trucks, “dark kitchens” e lanchonetes locais. Esses estabelecimentos enfrentam desafios como: falta de mão de obra qualificada, variação constante na qualidade de seus insumos, dificuldade em manter padrão, variação constante de custos, baixas margens.

Para esses operadores a padronização do produto pode parecer algo complexo de atingir, mas na prática é uma das ferramentas mais eficazes para ganhar eficiência e profissionalizar a operação. Ter padrão no peso do hambúrguer, no tamanho da proteína depois da cocção e no tipo de proteína utilizada, permitem calcular com precisão o custo de cada item de venda, reduzir desperdícios e oferecer a melhor experiência ao cliente.

É justamente nesse ponto que entram possibilidades de soluções desenvolvidas especificamente para o mercado de Food Service. Estas soluções são desenvolvidas justamente para simplificar o dia a dia das operações já considerando premissas importantes do negócio.

Hambúrgueres e proteínas porcionadas e com gramagem constante eliminam etapas de preparo e garantem rendimento previsível, sem abrir mão do sabor, da textura e da suculência. Além disso, produtos congelados reduzem riscos relacionados a segurança alimentar e diminuem o desperdício.

“As soluções oferecidas atualmente pelas grandes indústrias que atendem o setor, são de muita qualidade e totalmente alinhadas com as expectativas e hábitos dos consumidores” explica Zani. “Muitas vezes existe um preconceito relacionado a produtos industrializados decorrente da falta de informação ou atualização por parte do operador. Mas a realidade é que hoje em dia é possível encontrar soluções e produtos com muita qualidade, padrão, segurança alimentar e custo competitivo.” ressalta o especialista.

Soluções disponíveis no mercado

Nesse contexto, a Seara Food Solutions, unidade de negócio da JBS dedicada exclusivamente ao mercado de alimentação fora do lar, atua como parceira estratégica, oferecendo soluções e suporte técnico para empreendedores e operadores do setor.

Seara Food Solutions oferece variações de blends bovinos, de frango e suínos, com qualidade profissional, prontos para uso e com alto nível de padronização — o que reduz a necessidade de estrutura avançada ou mão de obra especializada na produção de Hamburgueres e outras proteínas.

Slide1
Linha de Hamburgueres Seara Gourmet – Foto: Divulgação

Jéssica MontesGerente de Marketing de Seara Food Solutions destaca que “nós temos um portfólio de mais de 60 itens exclusivos para as necessidades do operador e outros mais de 1.000 itens que consideram todos os negócios da Seara. Envelopamos a nossa solução baseada no cardápio atual do cliente e em uma consultoria de arquitetura de cardápio feita pelos nossos Chefs”, explica.

Para ajudar o operador na identificação de oportunidades e possibilidades, a equipe da Seara Food Solutions realiza uma análise detalhada do cardápio considerando as principais necessidades e oportunidades associadas ao modelo de negócio e ao momento da operação. E, depois dessa avaliação, os Chefs especializados da Seara Food Solutions ajudam os empresários (as) com:

  • sugestão de reformulações no atual cardápio para aprimorar a oferta;
  • colaboração na criação de novas receitas para diversificação do cardápio;
  • assistência no processo de precificação com o objetivo de maximizar a lucratividade das vendas;
  • treinamento da equipe para assegurar a aplicação correta dos produtos e aprimorar as habilidades culinárias;

Erika Shirley Profito PucciCoordenadora de Consultoria Técnica da Seara Food Solutions, assinala que, “hoje, para um operador pagar uma consultoria de cardápio, de criação, é muito caro. Mas, os nossos parceiros (as), por meio da Seara Food Solutions, têm esse trabalho de consultoria e sem custos. Temos uma equipe multidisciplinar que traz as necessidades dos operadores parceiros (a) para dentro de casa, entende o cardápio deles e o público que eles querem atingir, assim como analisa as suas operações e o que eles têm de equipamento. Além disso, se a nossa equipe percebe durante essa análise técnica e consultiva que algum operador parceiro (a) precisa de um produto que a gente ainda como Seara não oferta, nós entendemos isso como uma oportunidade de nova criação em conjunto. É um trabalho de parceria mesmo”, afirma.

Slide2
Linha de Hamburgueres Seara Gourmet – Foto: Divulgação

Ao adotar soluções como as da Seara Food Solutions, hamburguerias conseguem competir de igual para igual com operações maiores, entregando produtos consistentes, com alto padrão e excelente custo-benefício. Além de otimizar o tempo de produção, isso libera o empreendedor para focar no que mais importa: o relacionamento com o cliente, a experiência e o crescimento do negócio.

Jessica Montes destaca que “o setor de Hamburguerias é uma das especialidades da Seara Food Solutions. Atendemos desde as principais redes do mercado até Hamburguerias independentes, com soluções em Proteínas e Empanados de alta qualidade em diversos formatos e especificações. Além disso somos parceiros de projetos importantes como Hamburguer Perfeito e Burger Crew. Podemos dizer que hoje, a Seara Food Solutions é o principal parceiro estratégico das Hamburguerias no mercado Brasileiro”.

Deixe um feedback sobre isso

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Adicionar campo

CONS

+
Adicionar campo
Escolha a imagem
Escolha um Video
X