O mercado de delivery no Brasil tem ganhado destaque nas últimas semanas, impulsionado por grandes novidades. Além da recente parceria entre Uber e iFood, a Meituan, gigante chinesa, anunciou a chegada do seu aplicativo de delivery, Keeta, ao país. Essas movimentações indicam um aumento da competitividade e dinamismo neste mercado. Ao mesmo tempo, também representam novas oportunidades de negócios para o Food Service, que devem se preparar para aproveitá-las.
Neste contexto, é importante destacar que para que o delivery realmente traga resultados, é preciso ir muito além da simples entrega do pedido. Afinal, os clientes possuem a expectativa de que a experiência de comer uma refeição em casa seja tão prazerosa quanto visitar o restaurante. Para isso, planejamento é fundamental, e neste ponto a tecnologia tem um papel essencial para o sucesso da operação do delivery.
Existem no mercado soluções que auxiliam bares e restaurantes a gerirem toda a operação – da retaguarda ao PDV, controlando os pedidos no balcão, atendimento nas mesas e delivery. A tecnologia aqui é fundamental para centralizar e organizar as informações em tempo real, desde o pedido até a realização da entrega, promovendo também a integração com as principais plataformas e aplicativos de delivery do mercado.
Neste sentido, o processo de logística das entregas também pode ser beneficiado com o uso de sistemas de roteirização inteligente dos envios, por exemplo. Como resultado, os estabelecimentos reduzem o tempo de entrega, cortam custos e recebem melhores avaliações.
E, quando o assunto é a experiência do cliente no delivery, as ferramentas digitais são ótimas para promover uma comunicação mais eficiente e uma jornada de compra mais fluida. Um exemplo é o uso de aplicativos. Alguns estabelecimentos utilizam grandes players de delivery do mercado, mas também é possível investir na criação de um aplicativo próprio, disponibilizando recursos como cardápio, acompanhamento do pedido e programas de fidelidade, por exemplo. Aqui cabe a cada negócio estudar o canal de venda que seja mais estratégico para o seu dia a dia.
A adoção de tecnologia para gestão do delivery também aprimora o atendimento ao cliente, com chats para o suporte e até mesmo o uso do WhatsApp como um canal de vendas. A digitalização ainda possibilita o uso inteligente de dados, pois as informações coletadas em cada ponto de contato com os clientes podem ser tratadas e transformadas em insights valiosos sobre tendências, preferências de cardápio e o comportamento do cliente. Essa inteligência é fundamental para a tomada de decisões estratégicas e o sucesso do negócio.
Diante da relevância e contínuo crescimento do delivery no Brasil, e do dinamismo deste mercado, é muito importante que os gestores invistam em tecnologia, garantindo que as suas operações de delivery sejam eficientes e rentáveis, além de, é claro, oferecerem experiências mais personalizadas e encantadoras para seus clientes. O delivery mostrou seu potencial para o segmento, e para se destacar neste mercado cada vez mais competitivo um serviço impecável é indispensável!
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