Expandir o modelo de negócio chamado Bistrô Petit, com salão reduzido e ambiente intimista. Esse é o atual foco de expansão da L’Entrecôte de Paris, a rede de franquias pioneira no Brasil ao implantar o conceito de prato único que já soma 34 unidades em plano funcionamento entre restaurantes e dark kitchens espalhados pelo Brasil a fora e em Portugal.
Atualmente, a marca, que faz parte do Grupo SMZTO, apresenta três modelos de negócios: o Tradicional, o Dark Kitchen e o Bistrô Petit, além de fazer parte da Associação Brasileira de Franchising (ABF), entidade pela qual foi premiada com o Selo de Excelência em Franquias no ano de 2024.
Ou seja, hoje em dia, a L’Entrecôte de Paris é uma boa aposta para quem quer investir no segmento de Redes e Franquias, sendo que “como temos atualmente diferentes modelos de negócio em operação, acabamos por ter diversas faixas de venda. Temos unidades com conceito salão, bistrô, delivery e dark kitchen. Temos, ao todo, 34 unidades em operação, sendo que 32 estão no Brasil, localizadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, além de duas unidades em Portugal. São mais de 350 funcionários somando todas as nossas unidades e outros 15 colaboradores que atuam na franqueadora. E o nosso lucro varia entre 10% a 20% do faturamento”, destaca Glaucia Fernandes, de 45 anos, Diretora Executiva do L’Entrecôte de Paris.
QUER CONHECER MAIS DA HISTÓRIA E PLANOS PARA A L’ENTRECÔTE DE PARIS?
É só conferir na sequência:
- O QUE É A L’ENTRECÔTE DE PARIS?
- A HISTÓRIA DA L’ENTRECÔTE DE PARIS
- PERFIL DE CLIENTE E PRODUTO CARRO-CHEFE DA L’ENTRECÔTE DE PARIS
- PLANOS PARA A L’ENTRECÔTE DE PARIS
- COMO SER UM FRANQUEADO (A) DA L’ENTRECÔTE DE PARIS?
- DICA PARA INICIAR NO MERCADO DE REDES DE FRANQUIAS FOOD SERVICE
O QUE É A L’ENTRECÔTE DE PARIS?
Conforme Fernandes, “a marca L’Entrecôte de Paris pertence ao nosso CEO, Daniel Guedes, e ao grupo SMZTO, considerado o principal private equity de franquias do Brasil. É uma rede de restaurantes fine dining referência em prato único no Brasil que nasceu tendo como inspiração o Le Relais de L´Entrecôte, que fica em Paris, na França. Inclusive, quando o L’Entrecôte de Paris foi criado, no Brasil, seguimos à risca o conceito apresentado pela marca que nos inspirou. Porém, com o passar do tempo, fomos adaptando os negócios e a operação de acordo com as tendências do mercado brasileiro, mas sem perder a essência da marca”, garante.
A HISTÓRIA DA L’ENTRECÔTE DE PARIS
A L’Entrecôte de Paris foi fundada em 2015. No entanto, segundo a Diretora Executiva da rede de franquias, “o negócio começou no ano de 2009 e o nosso primeiro restaurante foi aberto no Itaim Bibi, em São Paulo, capital. E, como citado anteriormente, a inspiração veio da França, onde já havia restaurantes com o conceito de prato único fazendo sucesso há muitos anos”, realça.

Fernandes complementa que, “sem sombra de dúvidas, os aspectos que melhor caracterizam a L’Entrecôte de Paris são o conceito de prato único e o nosso molho secreto. Trabalhar com o conceito de prato único traz uma garantia de qualidade excepcional, padronização no preparo e a certeza de uma experiência inigualável a quem escolhe degustar o prato executado com exclusividade pela casa”, assinala.
PERFIL DE CLIENTE E PRODUTO CARRO-CHEFE DA REDE
Sobre o atual perfil de cliente da rede, a Diretora Executiva da rede de franquias pontua que é bastante diverso, uma vez que “a L’Entrecôte de Paris é uma marca muito querida e, por isso, recebemos clientes com todos os perfis”, compartilha.

Já sobre o produto carro-chefe da rede de franquias, Fernandes divide que “o nosso cardápio é composto por opções deliciosas de entradas, sobremesas, drinks, cervejas, bebidas não alcoólicas e a estrela principal é o icônico Entrecôte, um corte que é servido com o delicioso molho secreto exclusivo da marca preparado em um processo que compreende cerca de 36 horas, composto por quatro fases de cozimento e mais de 21 ingredientes. O suculento corte é servido fatiado, acompanhado por fritas especialmente crocantes. E tanto as fritas, quanto o molho secreto, podem ser degustados à vontade”, divulga.
PLANOS PARA A L’ENTRECÔTE DE PARIS
Como já adiantado pela Diretora Executiva da rede de franquias, os atuais planos para a L’Entrecôte de Paris são de expansão. E, nesse sentido, Fernandes explica que “a nossa estratégia contempla a expansão das nossas unidades, especialmente com o conceito bistrô, que tem uma operação mais enxuta e intimista. O objetivo é levar a nossa marca aos principais shoppings centers, ampliando a nossa presença pelo Estado de São Paulo, tanto na capital, quanto pela região metropolitana, interior e litoral. Além disso, queremos crescer nos Estados do Rio de Janeiro, onde já existem franquias da marca, e entrar em mercados da região Sul do país, como Paraná e Santa Catarina. Ou seja, os nossos planos envolvem fazer a marca L’Entrecôte de Paris crescer de maneira sustentável e estar presente no maior número de Estados brasileiros possível”, planeja.
COMO SER UM FRANQUEADO (A) DA L’ENTRECÔTE DE PARIS?
E aí? Já interessado em ser um franqueado (a)?
Se sim, saiba que, “para o nosso franqueado, o investimento varia entre R$ 800 mil a R$ 1,2 milhão e os nossos candidatos passam por um processo completo de avaliação. Procuramos franqueados (as) que tenham conhecimento e/ou experiência no mercado de alimentação ou de varejo, além de bom conhecimento de gestão“, convida a Diretora Executiva da rede de franquias.
Confira, abaixo, todas as informações sobre o modelo de negócio Bistrô Petit da L’Entrecôte de Paris que, atualmente, é o que mais vem sendo trabalhado:
Modelo – BISTRÔ PETIT
- Nome: L’Entrecôte de Paris
- Fundação: 2009
- Início no Franchising: 2012
- Número de unidades no Brasil (entre próprias e franquias): 32
- Número de unidades no exterior (entre próprias e franquias): 2 unidades franqueadas
- Investimento inicial: aproximadamente R$ 1 milhão
- Taxa de franquia: aproximadamente R$ 100 mil
- Taxa de Royalties: 5%
- Taxa de propaganda: 1%
- Previsão de retorno do investimento: entre 24 e 36 meses
DICA PARA INICIAR NO MERCADO DE REDES DE FRANQUIAS FOOD SERVICE
Por fim, Fernandes deixa a seguinte dica para quem deseja iniciar no mercado de redes de franquias food service: “conheça a fundo alguma operação nesse setor e, claro, invista em uma boa gestão”, recomenda.
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