A geração Z está redefinindo hábitos de consumo no Brasil. Jovens que preferem encontros diurnos, muitas vezes em cafeterias, e que valorizam a saúde e o equilíbrio, estão mudando a forma como marcas de alimentos e bebidas se comunicam.
Esse público, nascido em meio à hiperconectividade, encontra nas redes sociais seu principal canal de conexão. Porém, ao mesmo tempo que as telas aproximam, também podem criar barreiras para interações presenciais. É nesse contexto que grandes empresas estão revendo estratégias para permanecer relevantes.
No painel “Saturados: prazer, conexão e consumo. Como os jovens estão lidando com os estímulos”, realizado no Rio Innovation Week, executivos da Camil Alimentos e da Diageo compartilharam como estão adaptando suas narrativas.
Segundo Guilherme Martins, VP de Inovação e Marketing da Diageo, a indústria de bebidas investiu na “onda do drinque” para criar momentos de celebração, mas sempre reforçando a importância do equilíbrio.
Para Flávia Molina, CMO da Camil, a atual tendência de cozinhar em casa reforça vínculos afetivos e cria oportunidades para conectar marcas e consumidores. “Se antes aprendíamos com livros de receita, hoje é no TikTok que encontramos inspiração”, destacou.
A estratégia de ambas as companhias passa por comunicar prazer com consciência, incentivar moderação sem moralismo e entender os códigos da geração Z, que está reescrevendo as regras do consumo. A busca pelo equilíbrio, dizem, ainda está em construção, mas já é um pilar central no relacionamento com esse público.
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