Cinco anos após desembarcar no Brasil, a Oxxo, rede de proximidade do Grupo Nós (joint venture entre Femsa e Raízen), aposta em um modelo de loja que mistura conveniência, padaria e lanchonete para atender o consumidor urbano. Com aproximadamente 620 unidades próprias, a rede tem ampliado o foco no foodservice, que hoje já representa 25% do tráfego nas unidades.
A inclusão da padaria no modelo de loja foi uma das adaptações feitas para a tropicalização da marca no Brasil. E como toda boa padaria, não poderia faltar um cafezinho. Sob a marca própria Andatti, lançada em novembro, a Oxxo desenvolveu um blend exclusivo, com grãos de Minas Gerais e do interior de São Paulo, para agradar o paladar do consumidor brasileiro.
“A padaria veio como uma categoria incremental de venda. É muito bacana porque, além de ser uma geradora de tráfego, de trazer a recorrência quase que diária do consumidor, gera margem. Aqui a gente percebe que o brasileiro, nem que for cinco minutos, gosta de sentar, tomar o café com calma, comer um salgado, um pão de queijo, para depois seguir na sua jornada. Essa foi a principal diferença”, afirma Rafaela Trentin, gerente de Foodservice e Padaria do Grupo Nós.
Como parte da estratégia para impulsionar o consumo no inverno, a Oxxo lançou dois sabores em parceria com a Hershey’s: cappuccino com macadâmia e achocolatado com morango, disponíveis até agosto.
“O café continua sendo uma grande escala de venda, mas temos que olhar para o consumidor do futuro, que muitas vezes não quer café. Pode querer uma bebida láctea ou carbonatada”, afirma Rafaela.
A rede estuda ampliar o portfólio com cafés gelados, bebidas carbonatadas e opções lácteas sem café, mirando consumidores mais jovens “Em Chicago, na NRA, a gente pôde experimentar essa tendência que não tem mais regressão. As novas gerações já não são tão heavy users de café tem mercado para tudo”, diz.
Outras colaborações
Além das bebidas, o cardápio sazonal se renova com lançamentos que homenageiam à cultura local. Em julho, por exemplo, a rede aposta na linha de sanduíches paulistas, com releituras de clássicos como o buraco quente, o sanduíche de pernil e o de mortadela com queijo.
Em agosto, no Dia do Pão de Queijo, a marca vai inaugurar sua primeira loja emblemática de foodservice em parceria com a Forno de Minas, em Campinas. “Vamos ambientar toda a loja, com ombrelone e um lançamento exclusivo de pão de queijo recheado”, antecipa Rafaela.
Outra collab que deve ser apresentada em breve, entre o final de agosto e começo de setembro, é com a Vigor, com os lançamentos do mini pão de queijo recheado com requeijão Vigor e um doguinho com cheddar Vigor.
Deixe um feedback sobre isso