Alta eficiência, baixa emissão e uso de resíduos. Esses são alguns dos fatores que colocam a proteína de micélio no centro das atenções quando o assunto é inovação alimentar. De acordo com a MarketsandMarkets, o mercado global de novas proteínas deve saltar de US$ 15,7 bilhões para US$ 25,2 bilhões até 2029. Nesse cenário, a proteína de micélio, produzida por fermentação em biorreatores, se destaca por oferecer escalabilidade com impacto ambiental reduzido.
No Brasil, a foodtech Typcal vem apostando nessa solução. Primeira da América Latina a trabalhar com fermentação de micélio, a empresa transforma resíduos industriais em ingredientes alimentícios com alto valor nutricional. Para o CEO Paulo Ibri, a proposta vai além da nutrição: trata-se de acelerar a transição para um sistema alimentar mais resiliente, eficiente e regenerativo.
A seguir, listamos cinco motivos que explicam por que a proteína de micélio tem potencial para transformar a indústria de alimentos:
1. Eficiência produtiva incomparável
A tecnologia utilizada pela Typcal permite gerar até 7.000 vezes mais proteína por metro quadrado do que a soja. Isso significa menor uso de espaço, tempo e recursos — pontos-chave para atender a demanda crescente por proteínas de forma sustentável.
2. Menor impacto ambiental
Produzida sem o uso intensivo de terra ou água, a proteína de micélio emite 98% menos CO₂ e consome 99,8% menos água do que a carne bovina. Em relação à soja, os números também impressionam: 94% menos emissões de gases de efeito estufa e 96% menos consumo de água.
3. Produção resiliente e estável
Cultivada em ambientes indoor, a proteína de micélio independe de clima, solo ou estações do ano. A estabilidade da produção reduz os riscos associados a eventos extremos e garante previsibilidade no abastecimento, fator cada vez mais importante em um cenário global de insegurança alimentar.
4. Valorização de resíduos industriais
O processo produtivo pode utilizar subprodutos da indústria de alimentos como matéria-prima, promovendo um modelo de bioeconomia circular. A proposta é ampliar a eficiência da cadeia produtiva, com menor geração de desperdícios.
5. Aplicação versátil na indústria
Com sabor neutro e boa funcionalidade, a proteína de micélio pode ser aplicada em diversas categorias de alimentos, como carnes vegetais, pães, massas e snacks. A Neutra Pro, ingrediente desenvolvido pela Typcal, permite reformulações com menor impacto ambiental e alinhadas às demandas por clean label e sustentabilidade.
Deixe um feedback sobre isso