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Setor de gelatos movimenta R$ 14 bilhões e franquia Ice Cream Roll se destaca com modelo diferenciado

O gelato possui de 4% a 6% de gordura, muito diferente dos sorvetes, com isso, franquia mostra a diferença do gelatos para os sorvetes tradicionais e como eles vêm conquistando espaço no mercado

De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), o segmento de sorvetes e gelatos registrou um faturamento de aproximadamente R$ 14 bilhões em 2024.

Esse crescimento acompanha a evolução do comportamento do consumidor brasileiro, que tem priorizado produtos com valor agregado, ingredientes de qualidade e apelo sensorial, abrindo espaço para a consolidação do gelato como um produto diferenciado no mercado.

Ao contrário dos sorvetes tradicionais, que podem conter até 15% de gordura e elevada incorporação de ar, o gelato é caracterizado por ter entre 4% e 6% de gordura e baixa aeração.

Essa composição resulta em uma textura mais densa e cremosa, intensificando os sabores e proporcionando uma experiência gastronômica superior.

Tais características alinham-se com as tendências contemporâneas de gastronomia artesanal, indulgência consciente e personalização.

Atenta a esse movimento de mercado, a franquia Ice Cream Roll, rede inspirada no sorvete Tailandês em formato de rolo, adotou uma abordagem híbrida, unindo a tradição do gelato italiano com um formato de produção inovador: o gelato roll, preparado na frente do cliente, diretamente sobre uma chapa fria a 25 graus negativos.

Esse modelo permite customização em tempo real, elevado apelo visual e engajamento sensorial, diferenciais estratégicos na jornada do consumidor atual.

“O formato roll transforma o consumo em uma experiência interativa e memorável, além de permitir uma operação ágil e com baixo desperdício.

Nosso portfólio é 100% baseado em gelato artesanal, com linhas exclusivas de sabores e foco em processos padronizados, o que viabiliza a escalabilidade do modelo sem perder a qualidade”, explica Roger Rodrigues, fundador e CEO da Ice Cream Roll.

Criando oportunidades

Além do tradicional gelato no copinho, a Ice Cream Roll se destaca por ser a primeira franquia a criar o gelato no palito.

Além da cremosidade, o sabor do gelato em forma de picolé conta ainda com vários tipos de topping.

A sobremesa pode ser combinada com casquinha de chocolate ao leite, chocolate branco e pistache no formato mais simples.

Enquanto isso, no modo personalizado do gelato no palito, também é possível colocar uma cobertura, com opções de chocolate ao leite, branco, chantilly, leite condensado, morango, roll maltine, ganache de pistache, e Nutella, há ainda opções com topping (amendoim, granulado colorido, suspiro, leite ninho, canudo wafer, Ovomaltine, confete, bis, oreo, morango em pedaços).

Roger conta que são mais de 20 tipos de gelatos de massa e 10 opções de gelato de picolé na rede.

A franquia está sempre inovando e criando novos sabores, como opção zero açúcar, zero lactose, e à base de água que vem sendo um sucesso na rede.

Há inclusive no cardápio os sabores mais diferenciados como o chocolate dubai pistache, feito com chocolate nobre, creme de pistache e kataifi.

“No momento, o sabor pistache é o gelato da vez e o que mais vem tendo saída nas últimas semanas pela franquia”, reforça o empresário que espera um crescimento de 15% em vendas até o final do ano.

Diferenciais da franquia Ice Cream Roll

  • Modelo de franquia enxuto e escalável, com baixo custo operacional a partir de R$ 44 mil;
  • Produto de alto valor agregado, com margem atrativa e forte apelo ao consumidor final;
  • Alto potencial de personalização, alinhado às tendências de consumo;
  • Operação com equipamentos compactos, que viabilizam atuação em diversos formatos: quiosques, lojas de rua, centros comerciais e eventos.

Além disso, o mercado brasileiro apresenta baixo consumo per capita de sorvetes e gelatos em comparação a países líderes do setor, como Estados Unidos, China e Japão, o que sinaliza um cenário favorável para expansão e inserção de novos operadores.

“Combinando inovação, diferenciação de produto e um modelo de negócios acessível, a Ice Cream Roll se consolida como uma opção estratégica para investidores que buscam atuar em um setor em crescimento, com operação simplificada e alto potencial de retorno”, finaliza Roger Rodrigues, CEO da Ice Cream Roll.

A Ice Cream Roll é famosa pelo sorvete tailandês, mais popularmente conhecido pelo ‘sorvete na chapa’, feito na hora, com mais de 1,4 mil combinações de elementos, entre sabores de massa, coberturas e toppings.

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