Você sabia que, hoje em dia, o cliente food service está mais em busca de uma experiência do que simplesmente só se alimentar e/ou matar a sua sede fora de casa?
Pois é! De acordo com uma pesquisa recente da PwC, 73% dos consumidores consideram a experiência do cliente um fator crucial em suas decisões de compra, sendo que, no setor de alimentação, essa experiência vai além do sabor, englobando ambiente, atendimento e sensações proporcionadas durante a visita ao estabelecimento.
Nesse contexto, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar um ótimo exemplo de como investir em experiência vale a pena, como é o caso da Polar Shake, uma rede de franquias especializada em milkshakes gourmet que deve inaugurar 50 unidades nos Estados Unidos e 5 outras lojas no Brasil até o final deste ano de 2025.
Criado pelo casal de brasileiros Silvania Loureiro e Fernando Loureiro, ambos de 45 anos, o negócio já fatura quase R$ 4 milhões por meio da oferta de uma experiência imersiva, sensorial e diferenciada aos seus clientes. “A nossa experiência vai além do sabor. Queremos que cada visita à Polar Shake seja um momento de diversão e encantamento. O espaço é decorado com patinhas de urso, flocos de neve artificiais e luzes que simulam o clima gelado, criando uma atmosfera encantadora e que fazem as pessoas quererem voltar a consumir. O cliente se sente em outro lugar, em um ambiente único, feito para despertar todos os sentidos”, explica Silvania, que é a Head de Operações da rede.
Fernando acrescenta que “queremos que as crianças peçam para os pais irem ‘na loja do urso’. É esse tipo de memória afetiva que constrói marcas fortes e duradouras”, afirma.
QUER CONHECER MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE SUCESSO E PLANOS PARA A POLAR SHAKE?
É só conferir na sequência:
- A HISTÓRIA E OS DIFERENCIAIS DA POLAR SHAKE
- ATUAL ESTRATÉGIA DE MERCADO E FUNCIONAMENTO DA POLAR SHAKE
- PERFIL DE CLIENTES E CARDÁPIO DA POLAR SHAKE
- POR QUE SER UM FRANQUEADO (A) DA POLAR SHAKE?
- COMO SER UM FRANQUEADO (A) DA POLAR SHAKE??
- DICAS PARA EMPREENDER NO MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL DE FRANQUIAS FOOD SERVICE
A HISTÓRIA E OS DIFERENCIAIS DA POLAR SHAKE
Fundada em 2024, em Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos, a Polar Shake foi criada por Silvania e Fernando com o propósito de “oferecer um produto de alto padrão, sem ser básico nem exagerado, com sabores que equilibram criatividade e familiaridade”, pontua Fernando.

A operação da marca já nasceu formatada para possibilitar a expansão por meio de franquias e Silvania relata que “a ideia começou a partir da percepção de uma lacuna no mercado, que foi a falta de um milkshake premium com identidade, sabor e estética. Com isso, surgiu a Polar Shake, unindo paixão por sobremesas e visão de mercado. A Polar Shake é uma rede de bebidas geladas e sobremesas criativas, nascida com a proposta de transformar o milkshake em uma experiência gourmet. No começo, era um projeto voltado para oferecer um milkshake premium, com sabor e estética. E, atualmente, é uma marca consolidada com identidade própria, que vende muito mais do que um produto, vende uma experiência. O investimento inicial para estruturar o negócio foi a partir de $ 125.000 e, atualmente, o nosso faturamento médio é de $ 25.000 a $ 60.000”, destaca.

A Head de Operações da rede realça também que “o que mais caracteriza a Polar Shake é a experiência de marca: desde o sabor até o ambiente das lojas, passando pela identidade visual e o atendimento. Tudo é pensado para encantar o cliente. E as principais inspirações da marca vêm de redes internacionais e referências da cultura pop, mas sempre com um toque autoral e foco no público brasileiro”, garante.
Fernando, que foi responsável pela expansão da Óticas Carol antes de fundar a sua própria consultoria de franchising ao lado da esposa e sócia, acrescenta que “foram 15 anos em uma mesma empresa até o desejo de empreender falar mais alto. Junto com a Silvania, formatamos e expandimos diversas marcas no Brasil até levarmos o nosso know-how para os Estados Unidos em 2019. No entanto, a pandemia de Covid-19 adiou os planos, mas não a vontade de empreender”, divide.
ATUAL ESTRATÉGIA DE MERCADO E FUNCIONAMENTO DA POLAR SHAKE
Como já adiantado, a atual estratégia de mercado para a Polar Shake, “é a de expansão via franquias, com foco em crescimento nacional e internacional, e suporte integral ao franqueado. Atualmente, a rede conta com seis unidades franqueadas nos Estados Unidos e com previsão de abertura no Brasil neste ano de 2025”, sinaliza Silvania.

A Head de Operações da rede compartilha ainda que “os nossos principais planos/metas são a expansão nacional e internacional do negócio, bem como o crescimento da rede de franquias e o fortalecimento da marca como referência no segmento”, revela.
Vale enfatizar que, em menos de um ano de operação, a Polar Shake soma quatro lojas em funcionamento, outras oito em processo de abertura, um faturamento de quase R$ 4 milhões e a previsão de encerrar este ano com 30 unidades em operação. “O nosso objetivo é consolidar a Polar Shake como referência no mercado americano, com 300 unidades espalhadas por todo o país. Queremos que o consumidor diga que vai tomar um Polar Shake, não um milkshake”, almeja Silvania.
PERFIL DE CLIENTES E CARDÁPIO DA POLAR SHAKE
Pela avaliação de Silvania, o perfil de clientes da Polar Shake é “composto por crianças e jovens de 16 a 35 anos, conectados, que valorizam qualidade, inovação e boa apresentação do produto”, descreve.

E, para atender a esse tipo de público, a Head de Operações da rede divulga que o cardápio do negócio possui mais de 30 sabores exclusivos de milkshakes, que incluem guloseimas brasileiras, que vão de Ferrero Rocher a maracujá, entre outros itens que foram sendo incorporados com o tempo. “Hoje, oferecemos os milkshakes, croissant gelado e iremos incorporar em breve no cardápio o Açaí Bowl e, futuramente, o Paradise Roll, que é um croissant gelado recheado com os mesmos ingredientes dos nossos milkshakes”, desvenda.

Fernando complementa que, “enquanto o mercado americano demanda mix variado de produtos, o brasileiro é mais receptivo ao mono produto. A adaptação da operação será estratégica e, ao mesmo tempo, fiel à essência da marca”, alega.
POR QUE SER UM FRANQUEADO (A) DA POLAR SHAKE?
E aí? Ficou interessado (a) em ser um franqueado (a) da Polar Shake aqui no Brasil?
Se sim, saiba que, conforme Silvania, vale a pena por inúmeras vantagens que a marca oferece aos seus franqueados (as), como “identidade forte, suporte total da franqueadora, produto com alta aceitação, modelo de operação enxuto e crescimento de mercado. Ter uma franquia da Polar Shake significa fazer parte de uma marca com forte identidade, apoio integral e alta demanda por seus produtos”, assegura.
Abaixo, a Head de Operações da rede divulga outras informações importantes da Polar Shake para a sua devida análise:
- Investimento: a partir de $125.000
- Faturamento médio: $ 25.000 a $ 60.000
- Lucratividade: entre 20% a 25%
- Royalties: 6%
- Taxa de marketing: 2%
- Playback: até 30 meses
COMO SER UM FRANQUEADO (A) DA POLAR SHAKE??
Para ser um franqueado (a) da Polar Shake, você precisa passar por algumas etapas. Nesse sentido, Silvania orienta que “o processo de franquia envolve análise do candidato, suporte total da franqueadora e treinamento completo em gestão, operação e marketing. Os interessados (as) devem fazer as suas candidaturas por meio do site www.polarshake.com/area-do-investidor, onde devem preencher um formulário. Ou, se preferirem, podem entrar em contato com a gente por meio do WhatsApp: https://web.whatsapp.com/send?phone=14076942262&text=”, convida.
DICAS PARA EMPREENDER NO MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL DE FRANQUIAS FOOD SERVICE
Para finalizar, Silvania e Fernando alertam que para quem almeja empreender no segmento nacional e internacional de franquias food service que “a gente entende que o mercado americano é um mercado que você precisa estar com uma operação mais robusta para você operar. Por exemplo, no Brasil, o mono produto, por exemplo, somente o milkshake, ele performa super bem. Mas, nos Estados Unidos, o cliente já espera uma prateleira maior de produtos. E, inicialmente, comece pequeno, mas pense grande. Estude o mercado, conheça o seu público e tenha clareza de propósito. Com foco e consistência, o resultado vem”, aconselham.
Deixe um feedback sobre isso