Uma latinha preta com design arrojado no meio das gôndolas de água mineral chamaria sua atenção? É quase certo que sim.
No competitivo e tradicional mercado brasileiro de águas envasadas, onde marcas consolidadas dominam as prateleiras há décadas, a Dane-se surge como uma proposta ousada e disruptiva. A empresa aposta na quebra de padrões para conquistar um público que busca mais do que um simples produto: uma experiência.
Seu posicionamento arrojado, aliado a uma pegada sustentável, reflete uma mudança no comportamento do consumidor moderno, que cada vez mais valoriza autenticidade, propósito e diferenciação.
A embalagem inovadora e a comunicação audaciosa são estratégias que não apenas geram curiosidade, mas criam conexão emocional e fidelização, elementos cruciais para o sucesso de qualquer marca em um setor altamente competitivo.
Além disso, a escolha do alumínio como material para a embalagem não é apenas uma questão estética, mas um diferencial de sustentabilidade e posicionamento premium, atraindo consumidores preocupados com o impacto ambiental e com a inovação no consumo de água.
Dito isso, continue lendo e saiba mais sobre a água mineral que, como o próprio nome sugere, não foi criada para seguir padrões. Entenda o posicionamento de mercado, os planos para o futuro e as estratégias adotadas pela Dane-se, a marca que pretende transformar e trazer mais valor ao mercado brasileiro de água mineral envasada.
Como tudo começou
A ideia de criar uma marca de água mineral com um marketing mais próximo do adotado por cervejas e energéticos surgiu em 2022, a partir de uma experiência pessoal do CEO e fundador da empresa, Gregório Machado.
Durante uma viagem aos Estados Unidos, ele, que também é maratonista, se deparou com uma marca de água enlatada que prendia a atenção nas prateleiras, sempre tão iguais.

“Eu tinha acabado de fazer uma corrida longa na parte da manhã e fui ao mercado. Quando entrei naquele departamento, naquela gôndola de água, eu me deparei com uma marca muito diferente das demais. O nome era diferente, a lata se parecia com cerveja, e aquilo me chamou muita atenção. Foi o produto que acabei comprando. E foi um baita acerto. Andei na rua, às 8h da manhã, tendo na mão uma lata que parecia cerveja, o que dava uma sensação de estar fazendo algo ilegal, uma vez que nos Estados Unidos não se pode andar bebendo álcool. A escolha se tornou uma grande experiência de consumo”, explica Gregório sobre a situação que o fez perceber o impacto que o design e o conceito de um produto podem ter nos consumidores.
A partir dessa experiência, ele começou a estudar o mercado de água envasada no Brasil. “Vi que é um mercado bilionário e que a nova geração está buscando produtos mais saudáveis. Mas as gôndolas são sempre as mesmas: garrafas de plástico, marcas tradicionais e pouco diferencial. Vi ali uma oportunidade de criar algo completamente diferente”.
Assim, depois de uma extensa pesquisa de mercado, o primeiro lote vendido da Dane-se saiu em agosto de 2023.
Origem do nome
Desde o início, Gregório Machado queria um nome ousado, e, porque não dizer, disruptivo para sua água mineral enlatada.
“Inicialmente eu queria que se chamasse ‘Foda-se’, mas não pude registrar. Foi aí que surgiu o ‘Dane-se’, que, para mim, é ainda melhor. É um dane-se ao plástico, um dane-se de liberdade, é um convite para as pessoas fazerem o que quiserem com suas vidas”, aponta.

E tem mais. O nome carrega consigo outros insights importantes.
“A gente está no mundo da atenção. Hoje, a moeda mais valiosa é a da atenção, da viralização. Eu sabia que para entrar em um mercado dominado por grandes players, eu teria que chamar mais atenção, teria que viralizar. Por isso nosso produto é completamente fora dos padrões. E o nome precisa acompanhar essa proposta. Meu objetivo era criar um nome único e diferente o suficiente para que qualquer pessoa que olhasse o produto numa prateleira quisesse tirar uma foto e mandar para alguém. Se isso acontece, significa que nosso marketing está fazendo efeito”.
O CEO e fundador da Dane-se também explica que o nome reflete o momento de vida da nova geração. “As pessoas estão cansadas de outras pessoas ditando regras. Então, temos um ‘dane-se’ a esses padrões. Todo mundo tem um ‘dane-se’ dentro de si. Pode ser para um emprego ruim, para um relacionamento tóxico ou para regras que não fazem mais sentido. A nossa marca é sobre isso. É um grito de liberdade”.
Diferencial
A estratégia da marca está baseada em criar um conceito forte e não apenas um produto. Tem qualidade, mas também tem storytelling, marketing, entretenimento, inovação… “Desde o início, nunca pensei só em vender água. Queria criar uma marca poderosa, que quebre padrões, assim como a Red Bull e a Monster fizeram com o mercado dos energéticos. Eles criaram um universo ao redor do produto, transformando o consumo em algo mais atrativo. É isso o que buscamos, porém com água mineral”, diz Gregório.
Outro ponto de diferenciação da marca é a embalagem, que se distancia totalmente de uma água comum, imprimindo muito mais atitude e identidade. Para Gregório, isso pode mudar o mercado e as possibilidades.
“No UFC, por exemplo, depois de uma luta intensa, o atleta quer beber água, mas nunca foi interessante entregar uma garrafinha plástica. A Dane-se chega para mudar isso. Estamos criando uma marca única e disruptiva”, afirma, resoluto.
Portfólio
Atualmente, a Dane-se trabalha com dois produtos: água mineral sem gás e com gás. Mas, de acordo com o CEO da marca, Gregório Machado, em breve, esse portfólio será ampliado.

“Agora, no segundo semestre de 2025, vamos lançar um novo produto. Eu ainda não posso revelar o que é, mas é algo que realmente faz muito sentido para a marca e que vai fazer um barulho bem grande no mercado”, faz mistério.
Processo de criação
O desenvolvimento da marca foi atípico. Em vez de iniciar pela produção, Gregório primeiro testou a aceitação da ideia. Ele decidiu conferir se havia ali, realmente, um mercado a ser explorado.
“Ao invés de começar a buscar fornecedores, criei um Instagram falso e postei imagens da latinha, como se o produto já existisse. Para minha surpresa, em menos de um mês, começamos a receber pedidos reais de distribuidores, postos, bares, barbearias…”, relembra.
A partir da confirmação de interesse do mercado, ele buscou fornecedores para transformar a ideia em realidade.
Vale ressaltar ainda que, simultaneamente à criação do perfil falso, Gregório procurou um grande amigo para desenvolver a identidade visual da latinha da Dane-se. “Expliquei que não queria nada que se parecesse com as embalagens de água mineral. Além disso, precisaria imprimir esse grito de liberdade”, conta. O resultado é a já famosa latinha preta, com um cara punk gritando um belo “Dane-se”.
Momento de mercado
Hoje, a Dane-se tem como público-alvo jovens e adultos, com idade entre 16 e 40 anos, que valorizam a saúde, a sustentabilidade e a liberdade de escolhas.
O CEO da empresa também revela para a Rede Food Service que a marca tem sido muito bem recebida pelo mercado, especialmente por estabelecimentos que buscam soluções mais sustentáveis.
“Muitos querem substituir o plástico, e a lata é a melhor alternativa, justamente por ser infinitamente reciclável. No Brasil, quase 99% do alumínio produzido é reciclado. Em 60 dias, uma lata descartada pode voltar à prateleira como um novo produto”, destaca.
Gregório Machado reforça também a contínua e forte presença na marca no meio digital. “Hoje, a Dane-se é a água mineral mais seguida do Brasil nas redes sociais, e uma das mais seguidas do mundo. Isso porque não vendemos apenas água, vendemos uma experiência, um conceito e uma comunidade. Quem coloca nossa lata no seu restaurante, no seu mercado ou em qualquer outro estabelecimento, se torna parte disso”, afirma o fundador.
Atualmente, a empresa segue focada nos canais de venda on e off trade. De acordo com Gregório, o foco principal para o primeiro semestre deste ano é dominar a grande São Paulo. “Já estamos em algumas outras regiões, mas 90% do nosso produto está em São Paulo. No segundo semestre vamos começar a espalhar o produto para outras regiões do país”, adianta.
Sobre competir com gigantes do setor, Gregório é direto: “A gente lida dando um ‘Dane-se’. Não focamos na concorrência, focamos internamente. Se você olhar, temos até vinte vezes mais seguidores do que marcas tradicionais de água. A nova geração quer conexões e é isso que entregamos”.
Faturamento e futuro
A empresa projeta um faturamento de R$2,5 milhões para 2025 e quer triplicar esse valor em 2026. “Nosso futuro é seguir o caminho da Red Bull e da Monster, mas no mercado de água mineral”, diz Gregório Machado.
Contato
Quem quiser contatar ou conhecer mais sobre a Dane-se pode acessar o site www.daneseoficial.com.br ou seguir o perfil da marca no Instagram (@danese_oficial).
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