Bebidas

Joy Project Brewing: a premiada cervejaria que já produziu mais de 200 rótulos autorais de diferentes estilos

Nos últimos meses, a produção de bebidas alcoólicas no Brasil registrou um crescimento significativo, com registro de aumento de 10,6% em julho de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023, conforme dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE. Além disso, segundo um estudo realizado pela Brazil Panels, em parceria com a Agência Conexão Vasques, 61% dos brasileiros maiores de 18 anos consomem cerveja, sendo que cerca de um terço, ou seja, 32,8% da população, consome essa popular bebida ao menos uma vez por semana.

Nesse positivo cenário, te convidamos a conhecer a Joy Project Brewing, uma premiada cervejaria que já produziu mais de 200 rótulos autorais de diferentes estilos.

Localizada em Curitiba, no Paraná, um dos principais centros cervejeiros do Brasil, a marca trabalha com cervejas que levam cupuaçu, acerola e até caju nas suas composições. “As cervejas do estilo Sour são muito consumidas nos dias de calor. O alto nível de refrescância e aquele sabor azedinho em decorrência do uso de diferentes frutas acabam conquistando o público cervejeiro, seja pelo paladar ou pela curiosidade de provar algo diferente. Na Joy, temos a linha Breeze, com diferentes rótulos Sour com frutas sazonais irreverentes, como cupuaçu, acerola, caju, maracujá, graviola, pêssego, goiaba, entre outros”, realça Everton Delfino, de 38 anos, um dos sócios da cervejaria.

Joy3
Joy Project Brewing – Foto: Johanne Lourenço

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, Delfino, que é formado em Economia, relata que “o propósito principal da Joy é sempre trazer novidades, irreverências nos rótulos, nos estilos que produzimos e nos insumos que utilizamos. Fazemos cervejas diferentes todos os meses. Temos alguns rótulos de linha, mas, na grande maioria, não repetimos receitas. E nós já lançamos mais de 250 rótulos diferentes. E, como produtores cervejeiros desde a época da cerveja caseira, eu e os meus sócios sempre tivemos o objetivo de apostar na criatividade e na experimentação. É o que nos motiva”, explica.

Joy2
Joy Project Brewing – Foto: Johanne Lourenço

Cabe realçar que, entre os rótulos do estilo Sour da Joy Project Brewing, estão a Ghost Breeze – Fruited Sour Ale (R$ 22 – 473ml), que leva caju, manga e pêssego com teor alcoólico de 5,5% e IBU 3; a Garden Breeze – Fruited Sour Ale, preparada com tangerina e pêssego, resultando em uma combinação leve e refrescante com teor alcoólico de 6,8%; a Summer Breeze- Fruited Sour Ale, uma opção refrescante e equilibrada com graviola com teor alcoólico de 5,5% e IBU 3; a Spring Breeze – Fruited Sour Ale, uma cerveja que puxa para o azedinho com uma dose alta de maracujá e goiaba e teor alcoólico de 5,2% e IBU 3; e a Trippy Breeze – Fruited Sour Ale, carregada de amora e goiaba, resultando em um rótulo com cor e acidez vivas. Seu teor alcoólico é de 5,5% e IBU 3; e tem também a Jungle Breeze – Fruited Sour Ale (R$23 – 473ml), uma opção que leva cupuaçu com teor alcoólico de 5,5% e IBU 3.

QUE TAL CONHECER MAIS SOBRE A HISTÓRIA DA JOY PROJECT BREWING?

É só, na sequência, conferir:

  • O NEGÓCIO JOY PROJECT BREWING
  • COMO SURGIU A IDEIA DA JOY PROJECT BREWING
  • ATUAIS SERVIÇOS E FUNCIONAMENTO DA JOY PROJECT BREWING
  • RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS POR MEIO DA JOY PROJECT BREWING
  • PLANOS DE CRESCIMENTO PARA A JOY PROJECT BREWING

O NEGÓCIO JOY PROJECT BREWING

Para além de uma premiada cervejaria, a Joy Project Brewing “é um projeto que nasceu em 2018 comigo e com o Diego Nery, com o objetivo de trazer coisas novas para a cena cervejeira, combinando a nossa paixão e o prazer de fazer cerveja, o que acaba refletindo na forma como nos comunicamos. É um hobby que se profissionalizou e, depois, o Paulo Matulle trouxe toda a sua experiência para a nossa marca”, apresenta Delfino.

Joy4
Joy Project Brewing – Foto: Johanne Lourenço

O Economista e empresário acrescenta que “o grande diferencial da Joy Project Brewing é sempre experimentar coisas novas e apresentar rótulos irreverentes por meio de uma linguagem mais leve, com identidades que fazem referência a diversos segmentos da cultura, ficando atento às tendências do cinema, da música, arte, entre outros. O nosso nicho é focado no público que busca novidades e novas experiências por meio da cerveja”, enfatiza.

COMO SURGIU A IDEIA 

Em relação a como surgiu a ideia da Joy Project Brewing, Delfino relata que “tudo começou, na verdade, no final de 2017, quando estávamos em uma viagem pela Califórnia, nos Estados Unidos. E, quando descíamos a Costa Oeste de motorhome e fomos visitando várias cervejarias por lá, ficamos cada vez mais apaixonados pelo segmento”, relembra.

ATUAIS SERVIÇOS E FUNCIONAMENTO DA JOY PROJECT BREWING

As atuais instalações da Joy Project Brewing ficam no bairro Xaxim, mesma região onde os sócios da marca nasceram e cresceram. O local une as operações de produção e consumo da marca, sendo possível conferir as cervejas originais e as colaborativas nas 15 torneiras de chopes disponíveis, assim como opções gastronômicas que fazem parte do cardápio. “Nós apostamos em um atendimento leve e informal com o Bar da Fábrica, onde produzimos e comercializamos as nossas cervejas. Lá, o público também pode conhecer o nosso cardápio gastronômico, com opções de hambúrgueres e porções, além de conferir nossos rótulos em nossas 15 torneiras de chopes, assim como opções em latas.  Assim como, também atuamos pelo nosso site oficial – www.//loja.joyproject.com.br – e pontos de venda, além de trabalharmos com produção cigana para outras marcas, porém, em menor escala”, esclarece Delfino.

Joy5
Joy Project Brewing – Foto: Johanne Lourenço

O Economista e empresário informa ainda que, “em relação ao nosso funcionamento, a fábrica opera em horário comercial normal, de segunda a sexta-feira. Já a operação do bar ocorre nas quartas e quintas-feiras, das 18h às 22h, nas sextas-feiras, das 18h às 23h e, aos sábados, das 14h às 23h. Nós contamos com música ao vivo todos os sábados”, convida.

RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS POR MEIO DA JOY PROJECT BREWING

Apesar de já ser uma premiada cervejaria, Delfino pontua que “não participamos muito de concursos com a Joy Project Brewing, pois não faz parte da nossa estratégia. Porém, já ganhamos prêmios voltados ao segmento, mas acreditamos que o nosso resultado pode ser medido por meio da nossa representatividade no meio cervejeiro, em que a Joy é referência de qualidade em Curitiba. Com isso, nós procuramos sempre participar de festivais voltados ao público apreciador da cultura cervejeira, em que conseguimos atender perfis de várias regiões do Brasil”, pontua.

PLANOS DE CRESCIMENTO

Por fim, o Economista e empresário revela que ele os seus dois sócios possuem planos para o futuro da Joy Project Brewing, uma vez que “estamos em uma fase de crescimento estratégico. Nós crescemos, atingimos um volume relevante de produção e, agora, estamos alinhando estratégias de lançamentos, marketing, conceito e visual da marca. Queremos também fortalecer o nosso bar da fábrica. E, no mercado cervejeiro, existem ondas de crescimento e diminuição, em que a própria seleção natural acaba mantendo as marcas mais fortalecidas. Porém, para se manter nesse meio, é necessário sempre apresentar inovação para atender diferentes públicos, se reinventar”, assinala.

Deixe um feedback sobre isso

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Adicionar campo

CONS

+
Adicionar campo
Escolha a imagem
Escolha um Video
X