Diversas marcas adotaram estratégias distintas para a Páscoa, com foco em inovação de portfólio, licenciamento de personagens e relançamentos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), a data será responsável pela produção de 45 milhões de ovos de chocolate.
Além disso, estarão disponíveis 803 tipos de produtos para a data comemorativa, ampliando o mix e expandindo as opções com 94 lançamentos.“O setor de chocolate se mostra mais uma vez um importante vetor para a economia brasileira, pois exerce um papel fundamental na geração de empregos e na garantia de uma Páscoa acessível e democrática. Esse resultado é fruto de anos de investimentos e do fortalecimento de uma cadeia produtiva para entregar experiências que se adequem ao mercado e atendam às diversas necessidades de consumo”, afirma Jaime Recena, presidente executivo da Abicab.
Grupo Ri Happy
O Grupo Ri Happy, controlador das redes Ri Happy e PBKids, ampliou a oferta de produtos além dos tradicionais ovos de chocolate. São 11 kits licenciados com personagens como Princesas Disney, Vingadores e Lilo & Stitch, além de brinquedos da Patrulha Canina, Pula Pirata da Estrela e Dubble da Galápagos Jogos. A empresa também lançou um kit especial com Carmed e Amigos do Bem, cuja renda será revertida à instituição.
“O Grupo Ri Happy está sempre atento às novidades e aberto a novas colaborações. A cada movimento como este, ampliamos nossa atuação no mercado, atraindo até mesmo um público novo”, afirmou Thiago Rebello, CEO do Grupo Ri Happy.
Lacta
A Lacta, marca da Mondelez Brasil, relançou dois ovos clássicos para a data: Bis Branco e Trakinas. O primeiro será vendido com exclusividade pela Americanas, enquanto o segundo acompanha um jogo da memória. Além disso, a marca apresentou novos formatos de barra, incluindo a barra recheada de caramelo (104g), barras clássicas com 50g e uma nova caixa de variedades de 130g.
“Nosso portfólio é pensado para atender a todos os tipos de ocasiões: desde momentos prazerosos com seu chocolate favorito, até gestos de carinho ao presentear quem se ama com sabores que só Lacta tem. Nessa Páscoa convidamos os consumidores a não esperar e já aproveitar antes mesmo da Páscoa chegar”, afirmou Renata Vieira, vice-presidente de Marketing da Mondelez Brasil.
A executiva destacou também o retorno dos clássicos. “A nostalgia tem sido uma tendência forte para os consumidores, e como só Lacta tem algumas das marcas mais amadas pelos consumidores, não podíamos deixar de olhar para nossos sucessos e analisar estrategicamente se era o momento de trazê-los de volta. Com os ovos de Trakinas e Bis Branco não tivemos dúvidas. Temos certeza de que tanto os fãs antigos quanto os novos consumidores vão adorar esses retornos”.
Cacau Show
A Cacau Show apostou em uma parceria inédita com a Paramount, trazendo Bob Esponja Calça-Quadrada como tema da Páscoa. A linha conta com dois produtos principais: o Ovo Bolsa Bob Esponja (170g), que inclui uma bolsa temática, e o Ovo Chaveiro Bob Esponja (170g), acompanhado de um chaveiro de pelúcia. Os itens fazem parte do programa de fidelidade Cacau Lovers.
“Queremos levar a alegria e o carisma do Bob Esponja para a Páscoa dos nossos consumidores, conectando diferentes gerações através do chocolate e da diversão. Essa parceria reflete o compromisso da Cacau Show em sempre inovar e trazer experiências únicas para os nossos Cacau Lovers”, disse Lilian Rodrigues, diretora de Marketing da Cacau Show.
Hotéis Bendito Cacao Resort & Spa
Os hotéis Bendito Cacao Resort & Spa, localizados em Campos do Jordão e Águas de Lindóia, também lançaram sua primeira linha própria de ovos de Páscoa. Produzidos na unidade de Campos do Jordão, os ovos são feitos com cacau da Fazenda Dedo de Deus, da Cacau Show, e processados no próprio hotel com equipamentos especializados.
A linha conta com três versões: Ovo Branco Caramelizado com Macadâmia (R$ 90), Ovo Ao Leite com Amêndoas (R$ 90) e Ovo Dark Milk Trufado (R$ 115), além de trufas artesanais. Os hóspedes ainda podem acompanhar todo o processo de produção dos ovos.
“Queremos oferecer uma experiência sensorial única, com produtos feitos artesanalmente e com cacau selecionado”, comenta Laio Ferreira, gerente de Alimentos e Bebidas do Bendito Cacao Resort & Spa. Além disso, os dois resorts prepararam programação especial para a Páscoa, incluindo a tradicional caça aos ovos.
Ofner
A Ofner também investiu em colaborações. As novidades incluem parcerias com Pac-Man, Hello Kitty, Le Cordon Bleu, Biscoff e Baileys. Entre os produtos estão o Ovo Pac-Man com luminária (R$159,90), o Ovo Hello Kitty em maleta (R$79,90) e o Ovo Ópera, feito com chocolate ao leite, recheio de café e amêndoas caramelizadas, fruto da collab com a escola de gastronomia Le Cordon Bleu. A linha também conta com tabletes temáticos e caixas de bombons com ingredientes como flor de sal, laranja e biscoitos franceses.
Fogo de Chão
O Fogo de Chão anunciou a criação do seu Ovo de Páscoa customizado. Com foco em inovação e na conexão emocional com os consumidores, a rede transformou uma das sobremesas mais pedidas nas unidades do Brasil — o Creme de Papaya — em recheio de brigadeiro para um Ovo de Páscoa de 150g. A criação traz meia casca de chocolate branco nobre nacional e é finalizada com uma moeda personalizada da marca.
“No Fogo de Chão, trabalhamos para reinventar a experiência gastronômica, combinando know-how e criatividade para reverberar ainda mais essa nossa vocação de encantar. Além do nosso Ovo de Páscoa, outro lançamento recente é o nosso Cheesecake Brûlée, trazendo o elemento fogo para a receita”, afirma João Galoppi, Head de Marketing Brasil.
Parque Dom Pedro
O Parque Dom Pedro, em Campinas, também preparou uma ação especial para adoçar a celebração. De 7 a 20 de abril, o shopping realiza a campanha “Páscoa no Parque”, na qual Clientes Estrela poderão ganhar um Ovo de Páscoa Kopenhagen ao Leite Black & White 200g. A dinâmica segue o programa de benefícios do centro de compras: Clientes 3 Estrelas ganham o ovo ao cadastrar uma nota de qualquer valor; Clientes 2 Estrelas, com R$ 400 em compras; e Clientes 1 Estrela, com R$ 500. As notas devem ser cadastradas no aplicativo do shopping durante o período da campanha.
“Há muito tempo não realizávamos uma campanha desse estilo na Páscoa. Agora, atendemos aos pedidos dos nossos visitantes, adoçando ainda mais esta época”, destaca Tatiane De Conto, gerente de marketing do Parque Dom Pedro, administrado pela ALLOS.
Perfil do consumidor
Dentre as preferências do brasileiro, o chocolate ao leite segue sendo o favorito, porém o mercado investe em novas combinações com frutas, amendoim, pistache, diversificando a gama de produtos, com diferentes intensidades de cacau e tamanhos. Incluindo também opções sem açúcar, veganos, sem glúten e sem lactose.O setor criou 9.696 vagas durante a preparação para a data comemorativa do dia 20 de abril, 26% a mais do que no ano passado.
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