Alimento Informativo

Pitada: conheça o projeto gastronômico com dark kitchen de alimentação equilibrada criado por dois jovens cariocas

Mostrar que comer bem pode ser leve, acessível e cheio de estilo. Esse é o propósito principal do Pitada, um projeto gastronômico com dark kitchen de alimentação equilibrada criado por dois jovens cariocas que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar com um exemplo de que investir em saudabilidade atualmente no mercado de alimentação fora do lar é uma ótima estratégia de Gestão e Mercado. Afinal, de acordo com uma pesquisa recente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), esse nicho cresceu nada menos que 98% nos últimos anos no Brasil.

Fruto da idealização e trabalho de Pedro Henrique Jasmim, de 27 anos, formado em Administração, com especialização em Brand Management, empreendedor e TEDx speaker, fundador do Grupo Berlinn e sócio de negócios como o Alba Botafogo, e Fabio Zibenberg, de 28, também formado em Administração, com pós-graduação em Gestão de Negócios e expertise em gestão de restaurantes e empreendedorismo, além de ser sócio do Grupo Berlinn e empreendedor com participação em vários negócios no Rio de Janeiro, incluindo T.T. Burger, Bosque Bar, Alba Botafogo, o Pitada “é a escolha perfeita para quem busca refeições saudáveis, práticas e saborosas no dia a dia. O nosso foco é oferecer pratos balanceados que atendem a diferentes perfis, sem serem restritivos ou extremamente calóricos, sempre priorizando sabor e qualidade. Operamos exclusivamente pelo iFood, com um menu dividido em seis categorias: entradas, saladas, bowls, pokes, wraps e sobremesas”, afirmam os empresários em entrevista exclusiva à nossa reportagem.

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Os sócios fundadores do Pitada, Fabio Zibenberg e Pedro Henrique Jasmim – Foto: Divulgação

Fabio Zibenberg acrescenta que “o mercado brasileiro de alimentos saudáveis não é apenas uma moda, mas uma mudança permanente. Por isso, decidimos apostar nesse nicho. No atual setor de food service, essa adaptação já está em ritmo acelerado e esperamos alcançar os principais bairros do Rio de Janeiro com este novo projeto”, revela.

JÁ QUER SABER MAIS SOBRE O PITADA, CERTO?

Então, a gente te conta e com exclusividade!

  • O QUE É E COMO SURGIU A IDEIA DO PITADA?
  • A EQUIPE E O FUNCIONAMENTO DO PITADA
  • DIFERENCIAIS DE DESTAQUE DO PITADA
  • COMO O PITADA PODE AJUDAR OS EMPRESÁRIOS FOOD SERVICE?
  • RESULTADOS ESPERADOS COM O PITADA

O QUE É E COMO SURGIU A IDEIA DO PITADA?

Como já adiantado, o Pitada é um projeto gastronômico com dark kitchen de alimentação equilibrada criado por dois jovens cariocas, que “nasceu com a missão de transformar refeições saudáveis em experiências leves, práticas e cheias de sabor. Inspirado pela tendência crescente de alimentação saudável, o Pitada é mais do que um delivery especializado em saladas, bowls, pokes e wraps: é um conceito que une saúde, praticidade e ‘borogodó’, trazendo opções personalizáveis e acessíveis para quem busca equilíbrio no dia a dia sem abrir mão do prazer à mesa. O nosso principal propósito com o Pitada é adicionar sabor, praticidade e borogodó à rotina dos cariocas, transformando refeições em um momento prazeroso, simples e nutritiva. Assim, o nosso objetivo é mostrar que comer bem pode ser leve, acessível e cheio de estilo. Afinal, tá na moda comer bem”, complementam Pedro H. Jasmim e Fabio Zibenberg.

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Foto: Pitada – Divulgação

Já como surgiu a ideia do negócio, os empresários partilham que, “quando observamos uma mudança significativa no comportamento dos consumidores, que estão cada vez mais preocupados com alimentação saudável e prática, tivemos a ideia. E, apesar da presença de grandes players no mercado de delivery saudável, percebemos um espaço claro para inovar, trazendo uma proposta que alia qualidade, sabor e personalização para um público em constante crescimento. Além disso, o Pitada nasceu de um desejo antigo nosso, que, literalmente, juntamos a fome com a vontade de comer: combinar a nossa paixão por gastronomia com a vontade de criar algo autêntico e inovador que refletisse o nosso estilo de vida e visão de mercado”, relatam.

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Foto: Pitada – Divulgação

Sobre os investimentos realizados para a concepção do Pitada, Pedro H. Jasmim e Fabio Zibenberg dividem que “os valores iniciais foram direcionados para pesquisa de mercado, em como entender as tendências e demandas do setor de alimentação saudável. Depois, investimos no desenvolvimento de cardápio, com testes e criações culinárias realizadas pela Chef Daniela Rosa. E, na sequência, seguimos com infraestrutura e operação com aluguel de espaço, compra de equipamentos e otimização de processos logísticos para o delivery; bem como com o marketing de lançamento a partir de campanhas para posicionar a marca e atrair os primeiros clientes”, explicam.

A EQUIPE E O FUNCIONAMENTO DO PITADA

Em relação à equipe do Pitada, Pedro H. Jasmim e Fabio Zibenberg contam que é composta por pessoas “apaixonadas por gastronomia e inovação, incluindo nós os fundadores que temos expertise no setor no ramo de alimentação e franquias; uma equipe operacional e de Atendimento formada por profissionais dedicados a garantir uma experiência excelente, desde o preparo dos pratos até a entrega; e pela Chef Daniela Rosa, que é a responsável pelo desenvolvimento do nosso cardápio, trazendo toda a sua experiência e criatividade”, realçam.

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Foto: Pitada – Divulgação

E todo esse time se divide no funcionamento do negócio, que “oferece tanto pratos prontos, quanto a opção ‘monte o seu prato’, onde o cliente pode personalizar a sua refeição. Além disso, temos diversas opções vegetarianas e veganas, garantindo que todos possam desfrutar de uma experiência nutritiva, leve e acessível. Funcionamos como um delivery especializado em alimentação saudável, com um cardápio variado, que inclui saladas, bowls, pokes, wraps, entradas e sobremesas. Um dos nossos grandes diferenciais é a opção ‘monte o seu prato’, que permite aos clientes personalizar as suas refeições, criando combinações únicas e adaptadas ao seu estilo de vida. Atualmente, operamos exclusivamente pelo iFood, garantindo uma experiência ágil, prática e eficiente. E, no futuro, planejamos expandir os nossos serviços com novas linhas, como catering e opções personalizadas para eventos, ampliando ainda mais a nossa presença e oferecendo o ‘borogodó’ do Pitada para diferentes ocasiões”, divulgam.

DIFERENCIAIS DE DESTAQUE DO PITADA

Para Pedro H. Jasmim e Fabio Zibenberg, os diferenciais de destaque do Pitada são “versatilidade no cardápio, foco em bem-estar, modelo de franquia inteligente, chef especialista, simplicidade operacional e experiência no mercado”, listam.

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Foto: Pitada – Divulgação

Nesse sentido, os empresários explicam que “oferecemos versatilidade no cardápio por meio de um menu flexível que atende tanto quem busca refeições leves, quanto quem prefere personalizar totalmente a sua refeição por meio da opção ‘monte o seu prato’ e foco em bem-estar porque as nossas refeições equilibram sabor e saúde, mas sem serem restritivas ou pesadas, proporcionando uma experiência nutritiva e prazerosa. Além disso, o nosso modelo de franquia é inteligente porque desenvolvemos um modelo de negócio que permite integração com restaurantes existentes, como pizzarias e hamburguerias, aproveitando a infraestrutura já disponível para otimizar custos e aumentar a rentabilidade. E, pelo fato de termos a Chef Especialista Daniela Rosa, garantimos qualidade, inovação e criatividade em cada prato. Assim como, contamos com simplicidade operacional a partir do nosso modelo, que é fácil de implementar em cozinhas industriais, sem grandes investimentos em equipamentos ou espaço adicional. É válido realçar que trazemos para o Pitada a expertise adquirida em outros negócios de sucesso, além de toda a experiência estratégica em branding e marketing desenvolvida na Berlinn, o que só fortalece a nossa capacidade de criar um produto diferenciado e inovador”, asseguram.

MODELO OTIMIZADO E DE BAIXO INVESTIMENTO DO PITADA

E aí? Ficou interessado (a) no formato de negócio do Pitada?

Se sim, saiba então que, ainda segundo Pedro H. Jasmim e Fabio Zibenberg, esse projeto gastronômico com dark kitchen de alimentação equilibrada “foi desenvolvido com um modelo de expansão inteligente, pensado para ajudar empresários do ramo de food service a otimizarem as suas operações e aumentarem os seus lucros. Com vasta experiência em gastronomia e franquias, sabemos que as margens do setor podem ser apertadas. Por isso, criamos uma operação planejada para espaços pequenos, utilizando equipamentos comuns de cozinhas industriais e sem exigir grandes investimentos. O nosso modelo é ideal para restaurantes já existentes, como pizzarias e hamburguerias, que podem implementar o Pitada no contraturno, especialmente no horário de almoço. Isso permite diversificar o menu, atrair novos públicos, aumentar o faturamento e melhorar as margens de lucro, aproveitando ao máximo a infraestrutura existente. É uma solução prática e eficiente que atende às necessidades de negócios variados dentro do setor”, garantem.

RESULTADOS ESPERADOS COM O PITADA

Por fim, Pedro H. Jasmim e Fabio Zibenberg apresentam quais são os resultados esperados com o Pitada, que será inaugurado de fato em fevereiro deste ano. “No mercado de delivery, o nosso objetivo é nos consolidar como referência em alimentação saudável, oferecendo uma experiência única e conquistando um público fiel. Queremos expandir a nossa presença no Rio de Janeiro, fortalecendo a marca como sinônimo de saúde, praticidade e sabor. Para os franqueados, almejamos ser uma solução rentável para restaurantes parceiros, aumentando o seu faturamento por meio de um modelo de negócios que otimiza custos, melhora as margens de lucro e oferece retorno financeiro sustentável. No que diz respeito ao impacto na alimentação, o Pitada tem a missão de promover hábitos alimentares saudáveis, tornando refeições equilibradas, acessíveis e práticas uma parte essencial do dia a dia dos cariocas, incentivando um estilo de vida mais leve e nutritivo. Já sobre o fortalecimento da marca, a longo prazo, buscamos construir uma marca sólida que combine inovação, experiência e conexão com o público, estabelecendo o Pitada como líder no segmento de alimentação saudável e como referência no mercado de food service”, almejam.

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