Mostrar que comer bem pode ser leve, acessível e cheio de estilo. Esse é o propósito principal do Pitada, um projeto gastronômico com dark kitchen de alimentação equilibrada criado por dois jovens cariocas que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar com um exemplo de que investir em saudabilidade atualmente no mercado de alimentação fora do lar é uma ótima estratégia de Gestão e Mercado. Afinal, de acordo com uma pesquisa recente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), esse nicho cresceu nada menos que 98% nos últimos anos no Brasil.
Fruto da idealização e trabalho de Pedro Henrique Jasmim, de 27 anos, formado em Administração, com especialização em Brand Management, empreendedor e TEDx speaker, fundador do Grupo Berlinn e sócio de negócios como o Alba Botafogo, e Fabio Zibenberg, de 28, também formado em Administração, com pós-graduação em Gestão de Negócios e expertise em gestão de restaurantes e empreendedorismo, além de ser sócio do Grupo Berlinn e empreendedor com participação em vários negócios no Rio de Janeiro, incluindo T.T. Burger, Bosque Bar, Alba Botafogo, o Pitada “é a escolha perfeita para quem busca refeições saudáveis, práticas e saborosas no dia a dia. O nosso foco é oferecer pratos balanceados que atendem a diferentes perfis, sem serem restritivos ou extremamente calóricos, sempre priorizando sabor e qualidade. Operamos exclusivamente pelo iFood, com um menu dividido em seis categorias: entradas, saladas, bowls, pokes, wraps e sobremesas”, afirmam os empresários em entrevista exclusiva à nossa reportagem.

Fabio Zibenberg acrescenta que “o mercado brasileiro de alimentos saudáveis não é apenas uma moda, mas uma mudança permanente. Por isso, decidimos apostar nesse nicho. No atual setor de food service, essa adaptação já está em ritmo acelerado e esperamos alcançar os principais bairros do Rio de Janeiro com este novo projeto”, revela.
JÁ QUER SABER MAIS SOBRE O PITADA, CERTO?
Então, a gente te conta e com exclusividade!
- O QUE É E COMO SURGIU A IDEIA DO PITADA?
- A EQUIPE E O FUNCIONAMENTO DO PITADA
- DIFERENCIAIS DE DESTAQUE DO PITADA
- COMO O PITADA PODE AJUDAR OS EMPRESÁRIOS FOOD SERVICE?
- RESULTADOS ESPERADOS COM O PITADA
O QUE É E COMO SURGIU A IDEIA DO PITADA?
Como já adiantado, o Pitada é um projeto gastronômico com dark kitchen de alimentação equilibrada criado por dois jovens cariocas, que “nasceu com a missão de transformar refeições saudáveis em experiências leves, práticas e cheias de sabor. Inspirado pela tendência crescente de alimentação saudável, o Pitada é mais do que um delivery especializado em saladas, bowls, pokes e wraps: é um conceito que une saúde, praticidade e ‘borogodó’, trazendo opções personalizáveis e acessíveis para quem busca equilíbrio no dia a dia sem abrir mão do prazer à mesa. O nosso principal propósito com o Pitada é adicionar sabor, praticidade e borogodó à rotina dos cariocas, transformando refeições em um momento prazeroso, simples e nutritiva. Assim, o nosso objetivo é mostrar que comer bem pode ser leve, acessível e cheio de estilo. Afinal, tá na moda comer bem”, complementam Pedro H. Jasmim e Fabio Zibenberg.

Já como surgiu a ideia do negócio, os empresários partilham que, “quando observamos uma mudança significativa no comportamento dos consumidores, que estão cada vez mais preocupados com alimentação saudável e prática, tivemos a ideia. E, apesar da presença de grandes players no mercado de delivery saudável, percebemos um espaço claro para inovar, trazendo uma proposta que alia qualidade, sabor e personalização para um público em constante crescimento. Além disso, o Pitada nasceu de um desejo antigo nosso, que, literalmente, juntamos a fome com a vontade de comer: combinar a nossa paixão por gastronomia com a vontade de criar algo autêntico e inovador que refletisse o nosso estilo de vida e visão de mercado”, relatam.

Sobre os investimentos realizados para a concepção do Pitada, Pedro H. Jasmim e Fabio Zibenberg dividem que “os valores iniciais foram direcionados para pesquisa de mercado, em como entender as tendências e demandas do setor de alimentação saudável. Depois, investimos no desenvolvimento de cardápio, com testes e criações culinárias realizadas pela Chef Daniela Rosa. E, na sequência, seguimos com infraestrutura e operação com aluguel de espaço, compra de equipamentos e otimização de processos logísticos para o delivery; bem como com o marketing de lançamento a partir de campanhas para posicionar a marca e atrair os primeiros clientes”, explicam.
A EQUIPE E O FUNCIONAMENTO DO PITADA
Em relação à equipe do Pitada, Pedro H. Jasmim e Fabio Zibenberg contam que é composta por pessoas “apaixonadas por gastronomia e inovação, incluindo nós os fundadores que temos expertise no setor no ramo de alimentação e franquias; uma equipe operacional e de Atendimento formada por profissionais dedicados a garantir uma experiência excelente, desde o preparo dos pratos até a entrega; e pela Chef Daniela Rosa, que é a responsável pelo desenvolvimento do nosso cardápio, trazendo toda a sua experiência e criatividade”, realçam.

E todo esse time se divide no funcionamento do negócio, que “oferece tanto pratos prontos, quanto a opção ‘monte o seu prato’, onde o cliente pode personalizar a sua refeição. Além disso, temos diversas opções vegetarianas e veganas, garantindo que todos possam desfrutar de uma experiência nutritiva, leve e acessível. Funcionamos como um delivery especializado em alimentação saudável, com um cardápio variado, que inclui saladas, bowls, pokes, wraps, entradas e sobremesas. Um dos nossos grandes diferenciais é a opção ‘monte o seu prato’, que permite aos clientes personalizar as suas refeições, criando combinações únicas e adaptadas ao seu estilo de vida. Atualmente, operamos exclusivamente pelo iFood, garantindo uma experiência ágil, prática e eficiente. E, no futuro, planejamos expandir os nossos serviços com novas linhas, como catering e opções personalizadas para eventos, ampliando ainda mais a nossa presença e oferecendo o ‘borogodó’ do Pitada para diferentes ocasiões”, divulgam.
DIFERENCIAIS DE DESTAQUE DO PITADA
Para Pedro H. Jasmim e Fabio Zibenberg, os diferenciais de destaque do Pitada são “versatilidade no cardápio, foco em bem-estar, modelo de franquia inteligente, chef especialista, simplicidade operacional e experiência no mercado”, listam.

Nesse sentido, os empresários explicam que “oferecemos versatilidade no cardápio por meio de um menu flexível que atende tanto quem busca refeições leves, quanto quem prefere personalizar totalmente a sua refeição por meio da opção ‘monte o seu prato’ e foco em bem-estar porque as nossas refeições equilibram sabor e saúde, mas sem serem restritivas ou pesadas, proporcionando uma experiência nutritiva e prazerosa. Além disso, o nosso modelo de franquia é inteligente porque desenvolvemos um modelo de negócio que permite integração com restaurantes existentes, como pizzarias e hamburguerias, aproveitando a infraestrutura já disponível para otimizar custos e aumentar a rentabilidade. E, pelo fato de termos a Chef Especialista Daniela Rosa, garantimos qualidade, inovação e criatividade em cada prato. Assim como, contamos com simplicidade operacional a partir do nosso modelo, que é fácil de implementar em cozinhas industriais, sem grandes investimentos em equipamentos ou espaço adicional. É válido realçar que trazemos para o Pitada a expertise adquirida em outros negócios de sucesso, além de toda a experiência estratégica em branding e marketing desenvolvida na Berlinn, o que só fortalece a nossa capacidade de criar um produto diferenciado e inovador”, asseguram.
MODELO OTIMIZADO E DE BAIXO INVESTIMENTO DO PITADA
E aí? Ficou interessado (a) no formato de negócio do Pitada?
Se sim, saiba então que, ainda segundo Pedro H. Jasmim e Fabio Zibenberg, esse projeto gastronômico com dark kitchen de alimentação equilibrada “foi desenvolvido com um modelo de expansão inteligente, pensado para ajudar empresários do ramo de food service a otimizarem as suas operações e aumentarem os seus lucros. Com vasta experiência em gastronomia e franquias, sabemos que as margens do setor podem ser apertadas. Por isso, criamos uma operação planejada para espaços pequenos, utilizando equipamentos comuns de cozinhas industriais e sem exigir grandes investimentos. O nosso modelo é ideal para restaurantes já existentes, como pizzarias e hamburguerias, que podem implementar o Pitada no contraturno, especialmente no horário de almoço. Isso permite diversificar o menu, atrair novos públicos, aumentar o faturamento e melhorar as margens de lucro, aproveitando ao máximo a infraestrutura existente. É uma solução prática e eficiente que atende às necessidades de negócios variados dentro do setor”, garantem.
RESULTADOS ESPERADOS COM O PITADA
Por fim, Pedro H. Jasmim e Fabio Zibenberg apresentam quais são os resultados esperados com o Pitada, que será inaugurado de fato em fevereiro deste ano. “No mercado de delivery, o nosso objetivo é nos consolidar como referência em alimentação saudável, oferecendo uma experiência única e conquistando um público fiel. Queremos expandir a nossa presença no Rio de Janeiro, fortalecendo a marca como sinônimo de saúde, praticidade e sabor. Para os franqueados, almejamos ser uma solução rentável para restaurantes parceiros, aumentando o seu faturamento por meio de um modelo de negócios que otimiza custos, melhora as margens de lucro e oferece retorno financeiro sustentável. No que diz respeito ao impacto na alimentação, o Pitada tem a missão de promover hábitos alimentares saudáveis, tornando refeições equilibradas, acessíveis e práticas uma parte essencial do dia a dia dos cariocas, incentivando um estilo de vida mais leve e nutritivo. Já sobre o fortalecimento da marca, a longo prazo, buscamos construir uma marca sólida que combine inovação, experiência e conexão com o público, estabelecendo o Pitada como líder no segmento de alimentação saudável e como referência no mercado de food service”, almejam.
Deixe um feedback sobre isso