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Geração Z demonstra preferência por bebidas não-alcoólicas para o Carnaval

Se depender dos membros da Geração Z, o Carnaval deste ano ficará marcado pelo baixo consumo de bebidas alcoólicas. Cerca de 62% dos jovens de 18 a 24 anos entrevistados para a pesquisa “Copo Meio Cheio”, conduzida pela Go Magenta em parceria com a Offerwise, consideraram reduzir o consumo de álcool no último ano e esta escolha deverá se estender ao período festivo.

Produtos como mocktails, cervejas e vinhos sem álcool vêm conquistando um público que busca experiências mais inclusivas e alinhadas ao bem-estar. A principal motivação para a mudança é o desejo de manter o autocontrole e evitar a chamada “ressaca moral”, reflexo de uma nova visão sobre o papel do álcool na sociedade. 

Para essa geração, a diversão não precisa estar atrelada ao consumo excessivo, e escolhas mais conscientes vêm ganhando espaço, inclusive durante momentos festivos. Nesse cenário, o Carnaval de 2025 tem o potencial de se tornar um marco na adaptação das marcas à nova cultura de consumo consciente. 83% dos entrevistados pela Go Magenta estão dispostos a experimentar bebidas não alcoólicas, e 89% dos que reduziram o consumo afirmam que sua vida social permaneceu igual ou melhorou. 

O movimento cria um espaço valioso para que marcas do setor contribuam de forma ativa para os objetivos dos zoomers. Nos últimos cinco anos, o mercado global de bebidas sem álcool dobrou de valor, alcançando quase US$ 20 bilhões em 2023, com um crescimento de 20% no último ano – um avanço superior ao das bebidas alcoólicas, que cresceram 8%, conforme apontam dados divulgados pelo Euromonitor. 

Produtos como mocktails, cervejas e vinhos sem álcool vêm conquistando um público que busca experiências mais inclusivas e alinhadas ao bem-estar. Empresas já estão atentas a essa transformação: a Heineken 0.0% patrocina eventos globais como a Fórmula 1, enquanto a Freixenet expandiu sua linha de espumantes sem álcool para incluir vinhos tranquilos.

Gabi Terra, fundadora da Go Magenta, ressalta que a pesquisa evidencia diferentes motivações para a moderação no consumo, e as marcas fariam bem em estudar cada gatilho. Enquanto os millennials se preocupam com os impactos na saúde e na performance física, os jovens evitam o álcool pelo receio de perder o controle e serem julgados. Ficar bêbado não é mais cool, completa.

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