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WhatsApp se consolida como peça crucial para estratégias de Black Friday no e-commerce

Marcado pelo aumento das vendas digitais, o período de Black Friday impulsiona o uso de soluções eletrônicas desenhadas para o e-commerce. Entre essas soluções, o WhatsApp se destaca como um canal estratégico, consolidando-se como uma ferramenta essencial para as lojas virtuais, especialmente na última semana de novembro.

Na avaliação de Nicolas Beschoren, diretor de produto e e-commerce na RD Station, o domínio de ferramentas como o WhatsApp é crucial para o cumprimento de objetivos cruciais para a data, como o envio de mensagens de recuperação de carrinhos, um imperativo comum em operações digitais.

Ao longo do ano, cerca de 1,5 milhões de carrinhos foram abandonados mensalmente no e-commerce. O volume de abandonos deverá crescer 50% no período da Black Friday, conforme apontam projeções compartilhadas pela RD Station e deverão totalizar mais de 2,2 milhões de casos.

Pensando nisso, Beschoren recomenda o investimento em estratégias de recuperação consideradas agressivas. Destacam-se, nesta lista, o envio de cupons de desconto, campanhas de escassez ressaltando o estoque limitado de uma mercadoria e a personalização das abordagens nos canais de contato.

Outros usos 

Atualmente, os clientes do segmento de e-commerce utilizam o WhatsApp para enviar, em média, 600 mensagens por mês. Com a chegada da Black Friday, esse número deve crescer exponencialmente, destacando a importância da multiplataforma de mensagens instantâneas para criar conexões diretas e personalizadas com os consumidores.

Além da plataforma de mensagens instantâneas, a estimativa é que sejam enviados mais de 450 milhões de e-mails em todo o mês de novembro, representando um crescimento de 50% em relação ao mesmo período de 2023. Somente na semana da Black Friday no último ano, o número de disparos dobrou, com uma taxa de entrega de 98%.

Esses esforços devem ser complementados por campanhas segmentadas, que direcionam ofertas específicas para consumidores baseadas em suas últimas interações, como produtos visualizados ou deixados no carrinho.

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