Na Quaresma, que vai da Quarta-Feira de Cinzas até a Páscoa, muitos brasileiros fazem penitências que mudam a dieta. Nesta época, aumenta a procura por alimentos leves e combinações que tragam harmonização à mesa. O pão, de muito simbolismo na tradição judaica-cristã, é item comum no domingo de Páscoa. Mas qual é a melhor opção e onde comprar?
O Santo Mercado, tradicional Mercado Municipal de Santo Amaro – Professora Adozinda Caracciolo de Azevedo Kuhlmann -, na zona sul de São Paulo, reúne diversos estabelecimentos com possibilidades de harmonizar pães e vinhos não só apenas no período da Páscoa, mas no dia a dia. Uma experiência de degustação agradável e completa.
Entrada clássica
Há pouco mais de um ano no Santo Mercado, a Artesanal Pães, comandada por Bia Gualberto e Túlio Vidal, se destaca pelos pães de fermentação natural. Os produtos são de fabricação própria, com ingredientes selecionados. Ainda que o período da Quaresma seja de restrições alimentares para algumas pessoas, o pão artesanal de fermentação é uma opção certeira para o dia a dia.
Um aperitivo de preparo simples e sabor delicioso a partir dos produtos da Artesanal Pães é a Bruschetta. Entrada clássica na gastronomia italiana, com o pão de fermentação natural ela se torna um lanchinho ideal em ocasiões especiais. Corte tomates em cubinhos, amasse dente de alho e misture junto com azeite. Adicione manjericão, orégano e sal e mexa de novo.
Nas fatias do pão, coloque azeite e deixe-as no forno até dourar. Sobre elas, coloque a muçarela e o restante da mistura. Mais cinco minutos de forno e a Bruschetta torrada se transforma em excelente opção para servir harmonizada com vinhos Rosé ou Tinto.
No Santo Mercado, o público encontra variedade de operações, com destaque para empórios, hortifruti, peixarias, casas de carne, opções de lanches diversos como pastel, crepe, tapioca e sanduíches, doces, floricultura, bomboniere, lojas de vinho, trufas, padaria, além de bares e restaurantes.
Deixe um feedback sobre isso