Informativo

Profissional do churrasco e economista explica o motivo da queda dos valores das carnes

O preço das carnes nos supermercados brasileiros caiu, em relação ao valor de 2022. O motivo disso é explicado pelo mestre em churrasco e economista, Nilson Pinto. O profissional analisa a condição e o conta de forma explicativa porque esse valor não foi maior ainda.

“No ano passado o preço das carnes estava bem alto e com isso, os produtores acabaram segurando um pouco o gado no pasto e o abate das matrizez, ou seja, os abates das fêmeas, para elas reproduzirem mais. Com isso, acabou se gerando uma oferta menor do que a demanda nos supermercados. Esse ano, a situação se inverteu, e por isso a oferta ficou maior do que a demanda. No primeiro semestre já notamos uma queda, mas agora no segundo semestre isso foi mais aparente, e consequentemente no final do ano a demanda aumenta e o normalmente o valor da carne também, mas esse ano pode não acontecer isso, por conta dos preços que já estão em baixa”, conta Nilson.

Mesmo com a queda, o profissional conta que o consumo de carnes ainda está abaixo do que o brasileiro costumava consumir antes da pandemia de Covid19.

“Esse consumo ainda é menor do que o que tínhamos antes da pandemia, ainda não voltou ao normal. O preço do boi para o produtor já caiu em media 30%, então a queda foi bem significativa, mas no supermercado esse desconto não chegou na totalidade para o consumidor final, por conta dos outros insumos que fazem parte do processo produtivo, por exemplo, o transporte, a gasolina e o diesel aumentaram bastante, por isso acaba não chegando no total. Outro fator é a energia, que subiu bastante, as concecionárias de energia tiveram um aumento bem significativo, a manutenção da carne precisa da energia para se manter fresca e isso acaba sendo repassado como um custo maior” explica.

Agora, Nilson Pinto leva sua experiência em churrasco para falar sobre como fazer essa iguaria, e aproveitar a queda dos preços para reunir amigos, familiares e pessoas queridas comendo uma excelente carne.

“Para o churrasco o preço que mais caiu foi o Filet Mignon, mas tradicionalmente por ela ter pouca gordura, pouca gente faz um churrasco com esse corte, ela fica muito boa naquele formato de medalhão com o bacon envolta, porque ela realmente precisa de uma gordura para ficar mais palatável. A picanha foi a que caiu menos, porque a demanda dela em churrascos é muito maior, na visão de alguns é uma carne fundamental, ainda é um produto nobre, então o supermercado acaba não diminuindo tanto esse valor”.

“Agora tem muitas carnes que caíram cerca de 15%, como o Contra Filet, a Fraldinha, o Peito Bovino, a Paleta, o Miolo do Acém, a Alcatra, todas essas são favoráveis para um excelente churrasco, dá pra fazer um maravilhoso com todos esses cortes”, completa o mestre em churrasco.

Deixe um feedback sobre isso

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Adicionar campo

CONS

+
Adicionar campo
Escolha a imagem
Escolha um Video
X