A Praça Central de Casa Branca, em Brumadinho, será palco da 15ª edição do Festival Brumadinho Gourmet que será realizada de 7 a 10 de setembro, das 11h às 23h. O evento, que conta com o apoio do Sistema Fecomércio MG por meio do Senac, tem como objetivo valorizar os produtores e produtos da região, cozinheiras e chefes locais, movimentando a economia da cidade e promovendo o turismo.
O Senac realizará no Festival cinco oficinas gastronômicas gratuitas, entre os dias 7 e 9 de setembro, ministradas pelo chef e docente do Curso Superior em Tecnologia da Gastronomia do Senac Luciano Avellar. Os interessados poderão se inscrever pelo doity, no link: https://doity.com.br/brumadinho-gourmet.
Na quinta-feira, dia 7 de setembro, das 12h30 às 14h30, a criançada poderá aproveitar a Oficina Infantil para aprender a fazer Mini Beef de Frango com Geleia de Maçã. O objetivo da atividade é proporcionar para as crianças participantes práticas de preparo de pratos com os produtos locais. A atividade não tem restrição de idade, desde que a criança esteja acompanhada pelo responsável.
No mesmo dia, das 16h30 às 18h30, será realizada a oficina Petit Gâteau de Mexerica com Sorvete e Castanha. Nesta atividade, os participantes vão conhecer práticas de preparo da sobremesa, com sofisticação e requinte, com os produtos e sabores da região.
Na sexta-feira, dia 8, das 18h às 20h, as pessoas interessadas em gastronomia terão a oportunidade de aprender ou aperfeiçoar seus conhecimentos na oficina Preparo para base de risoto, técnica e versatilidade.
As atividades prosseguem no sábado, dia 10, das 12h30 às 14h30, com a realização da Oficina Infantil: Bolo no Pote. E para encerrar a programação gratuita do Senac, das 16h30 às 18h30, visando valorizar uma fruta que está presente em todo o território de Brumadinho, será promovida a oficina Cubu Salgado com Linguiça Fresca Artesanal e Cebola com Mexerica.
“As oficinas são inspiradas nos achados do Programa Primórdios da Cozinha Mineira, que desenvolveu a pesquisa sobre diversidade alimentar e capacitou mais de 30 estabelecimentos locais para o uso desses produtos de origem na Cozinha Mineira de Brumadinho”, destaca Vani Pedrosa, Gerente de Gastronomia do Senac.
Deixe um feedback sobre isso