A comercialização de avocado e abacate tropical no Brasil em 2023 tem quebrado recordes, apontam dados do Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). De janeiro a maio deste ano, 27.569 toneladas das variedades do fruto foram vendidas pelo seu maior entreposto no país, um crescimento de 54% (9.717 toneladas a mais) em relação às 17.582 toneladas registradas no mesmo período de 2022. Os números indicam que este é o melhor primeiro semestre da abacaticultura brasileira desde 2007, quando o entreposto – que comercializa um quarto do volume produzido de abacate no Brasil – passou a fazer esse levantamento.
O avocado, variedade com casca mais escura e polpa mais consistente, tem cada vez mais conquistado o gosto dos brasileiros e ganhado os cardápios de bares e restaurantes. Com um preço médio cerca de três vezes acima do abacate tropical, a espécie teve as vendas ampliadas para 1.100 toneladas de janeiro a maio, um crescimento de 46,2% sobre o mesmo recorte de 2022, ano em que o Ceagesp registrou venda recorde dessa variedade.
Já o abacate tropical, variedade mais popular e com preço mais acessível, chegou a 26.469 toneladas de janeiro a maio, 10,3% acima do mesmo período de 2019, ano em que o entreposto obteve venda recorde desse tipo do fruto.
Além do avanço nas vendas, os brasileiros hoje podem degustar o fruto gastando menos dinheiro. Segundo o Ceagesp, o preço médio do avocado sofreu queda de 29,4% de janeiro a junho de 2023 (R$ 9,91 por quilo) em relação ao mesmo período do ano passado (R$ 14,04 por quilo). Trata-se do valor mais baixo dessa variedade desde a safra de 2014.
Já o abacate tropical também está mais barato, com queda de 38,1% no preço médio de janeiro a julho de 2023 (R$ 2,42 por quilo) sobre o valor praticado no mesmo recorte de 2022 (R$ 3,91 por quilo), atingindo o preço mais baixo desde a safra de 2010.
Avanço da área de cultivo
Segundo a Associação Abacates do Brasil, o crescimento da comercialização do avocado e o seu preço mais acessível se devem à expansão de sua área de cultivo em solo brasileiro nos últimos anos, com um avanço de mil hectares em 2016 para 9 mil hectares em 2022.
“A supersafra mostra que o avocado, assim como o abacate tropical, segue em franca expansão e com um enorme potencial para apoiar o avanço do Brasil na fruticultura mundial, onde hoje o país já ocupa a terceira posição. Mas existe a oportunidade de destinar uma porção cada vez maior do cultivo de avocado para o mercado interno, o que também ajudará a sustentar o crescimento dessa cultura ao longo das próximas décadas”, diz Ligia Falanghe Carvalho, diretora-presidente da Associação Abacates do Brasil.
Apesar do aumento no consumo interno, cerca de 95% da produção de avocado no país é destinada à exportação. De acordo com a Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), a alta do cultivo das variedades de abacate também contribuiu para que as vendas ao exterior quase triplicassem no primeiro semestre.
Nesse período foram exportadas, no total, 19,9 mil toneladas do fruto (sendo a grande maioria avocado), 175% a mais do que as 7,2 mil toneladas registradas de janeiro a junho de 2022. Já a receita total com a exportação de avocado e abacate tropical nos seis primeiros meses desse ano foi de US$ 30,059 milhões, montante 153% superior aos US$ 11,880 milhões obtidos no mesmo período do ano passado.
São Paulo e Minas Gerais são os principais Estados produtores de abacate e suas variedades no Brasil. Entre 2017 e 2023, a produção dessas regiões apoiou a exportação brasileira do fruto com um total de 56 mil toneladas destinadas ao mercado externo. Nesse período, os principais destinos foram Holanda, Espanha, França e Alemanha no mercado europeu; e Argentina e Uruguai no Mercosul.
Partiu Avocado
De acordo com o IBGE, o consumo per capita de avocado no Brasil é de apenas 0,301 grama por ano, bem abaixo de mercados como México e EUA – que consomem, respectivamente, 7 kg/ano e 4 kg/ano, aponta a revista especializada FruiTrop.
Para impulsionar as vendas internas do avocado e incentivar a alta do consumo no país, a Abacates do Brasil lançou, em maio passado, a campanha “Partiu Avocado”. A iniciativa, que teve a cidade de São Paulo (SP) como principal praça de atuação, busca destacar essa variedade de abacate como um produto acessível e versátil, que pode ser consumido de várias maneiras e usado em diversas receitas.
Uma das principais iniciativas foi o “Truck Amo Avocado”, uma ação degustativa itinerante. Entre os dias 25 de maio e 25 de junho, um caminhão com a identidade visual da campanha distribuiu gratuitamente cerca de 16 mil porções de guacamole feito com avocado e 1,6 toneladas do fruto em 20 endereços da cidade de São Paulo, incluindo bairros boêmios, feiras livres, parques, academias e universidades.
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