A busca por alimentos saudáveis e com menor impacto ambiental tem chamado cada vez mais atenção dos consumidores. Uma opção vantajosa nessa frente são os produtos feitos à base de plantas, que consomem 96% menos água e 78% menos energia. Neste cenário a foodtech brasileira Fazenda Futuro – primeira empresa de alimentos com embalagens 100% PCR (Post-Consumer Recycled) como primária, com material 100% reciclável e reciclado feitos de PET PCR classificação #1 – firma uma parceria com a eureciclo para a compensação ambiental de 100% dos resíduos que coloca no mercado.
A parceria funciona da seguinte maneira: a cada embalagem comercializada, outra equivalente (mesmo tipo, peso e região) é enviada à indústria transformadora para que não acabe em locais inadequados, prejudicando a natureza. Das mais de 1.6 mil toneladas já recicladas nesta parceria, 838,628 foram de papelão e 817,308 de plástico. Tudo acontece por meio da plataforma tecnológica da eureciclo, capaz de rastrear todo o processo, garantindo, com total transparência, que o volume efetivamente retornou ao mercado e que os profissionais envolvidos na triagem foram contemplados com a remuneração dos certificados de reciclagem.
As novas embalagens da Fazenda Futuro já são feitas com menos matéria prima: 27% menos plástico (bandeja e tampa) e 15% menos cartão (cinta). Fornecedores certificados em FSC (Forest Stewardship Council) produzirão as cintas cartão e as caixas de embarque. Somado à novidade, ter o selo eureciclo, conhecido por ser um sorriso estampado nos rótulos, ajuda a informar o público sobre o investimento financeiro na cadeia de reciclagem.
Atualmente as empresas têm a responsabilidade legal de dar destinação adequada a um mínimo de 22% das suas embalagens. Já o impacto social, desde o início do trabalho conjunto, são 40 centrais de triagem parceiras da eureciclo que remuneram seus profissionais de cooperativas e operadores de triagem com valores mais altos que os do mercado, gerando benefícios ambientais e sociais.
“A Fazendo Futuro se tornou um grande exemplo de olhar para a sustentabilidade e apoiar a reciclagem. Isso é muito importante pela relevância junto ao consumidor, que busca por produtos e empresas mais sustentáveis, e o reforço do compromisso com tudo o que envolve as ações de ESG”, explica Juliana Bonato, desenvolvedora de negócios da eureciclo.
Para Mari Tunis, diretora de Marketing da Fazenda Futuro, os resultados falam por si. “Nosso compromisso ambiental é inerente à marca. É por isso que, desde a criação da Fazenda Futuro em 2019, temos trabalhado para compensar nossos resíduos com a eureciclo e feito esforços contínuos na área da ESG para construir um futuro melhor para todos. Para isso, é essencial ouvir nossos consumidores – um exemplo é o lançamento da nova embalagem feita com material 100% reciclável e reciclado, algo que eles sempre pediram. Sabemos que o processo é demorado devido a diferentes fatores, mas o que conta é sempre avançar com os melhores parceiros e, como sempre dizemos: é um prato de cada vez”, finaliza.
Deixe um feedback sobre isso