Alimento Saudável

Alimentos funcionais: o que são, exemplos e seus benefícios

A busca incessante por uma rotina saudável contempla diversos fatores, sendo um dos principais deles possuir uma dieta balanceada. Com isso, a inclusão de alguns alimentos é essencial no dia a dia, principalmente os funcionais, que acabam fornecendo nutrientes vitais ao organismo e benefícios à saúde.  

Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o termo “alimento funcional” representa todo aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica. 

De acordo com Patricia De Moraes Pontilho, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, devemos incluir esses componentes dentro de refeições equilibradas, já que são bastante comuns à nossa cultura alimentar: “A soja, tomate e linhaça, por exemplo, podem fazer parte de uma salada. O alho já faz parte do tempero básico dos mais diversos pratos brasileiros. Já a aveia, pode ser usada em receitas de pães, bolos e panquecas ou ser consumida como acompanhamento de uma fruta”, comenta. 

Segundo a especialista, mesmo para pessoas que possuem uma rotina mais agitada, é possível buscar por esses tipos de alimentos durante o dia, como almoçando em restaurantes self-service – evitando opções consideradas mais atrativas, como frituras – ou no lanche da tarde, ingerindo um suco de uva integral, por exemplo.  

Esses alimentos, que podem ser de origem vegetal ou animal, possuem componentes que ajudam a prevenir ou reduzir o risco do surgimento de doenças. Abaixo, seguem alguns dos principais alimentos funcionais de origem vegetal e seus benefícios: 

  • Soja – age no controle do colesterol e alivia sintomas indesejáveis da menopausa; 
  • Tomate – rico em licopeno, um importante antioxidante, que ajuda na prevenção contra câncer;  
  • Vegetais crucíferos como repolho, couve, couve-flor e brócolis são ricos em glicosinolatos e são associados à redução de risco de desenvolvimento de câncer;  
  • Linhaça – é rica em lignanas, associadas com a redução do risco de câncer; 
  • Alho – possui o componente ativo alicina, que pode atuar no controle à diabetes e na prevenção do câncer;   
  • Frutas cítricas – ricas em limonoides, que estão sendo estudados na prevenção e no controle de alguns tipos de câncer; 
  • Chá verde – rico em polifenóis, que têm sido relacionados com a redução de risco de problemas cardiovasculares;  
  • Aveia – possui a beta-glucana, que tem propriedade de auxiliar na redução de colesterol plasmático. 

Vale ressaltar que uma alimentação saudável é composta por uma variedade de ingredientes, e não apenas por alimentos funcionais. É fundamental buscar um equilíbrio nutricional, respeitar as necessidades individuais e seguir as recomendações de um profissional de saúde para garantir uma rotina adequada e segura. 

Deixe um feedback sobre isso

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Adicionar campo

CONS

+
Adicionar campo
Escolha a imagem
Escolha um Video
X