O setor de aquicultura chileno segue em franca expansão no Brasil, que traz agora como novidade ao mercado brasileiro o caviar do Chile, cujos esturjões são cultivados com água pura da Cordilheira dos Andes.
Entre as principais características que o diferenciam está a de ser um caviar fresco e sem aditivos, preparado segundo a técnica Malossol, ou seja, com baixo teor de sal. Além disso, caracteriza-se por sua variedade de sabores que combinam frutos secos, manteiga e sabores marinhos, com nuances únicas para cada colheita. Quanto ao seu tamanho, está entre 2,7 e 3,1 mm, com cores que variam entre o cinza escuro e o verde oliva.
Segundo informações do ProChile, instituição que faz parte do Ministério de Relações Exteriores do Chile responsável pela promoção comercial entre Brasil e Chile, a empresa Nordsee é a responsável por trazer esse alimento ao Brasil.
“A chegada do caviar chileno faz parte da nossa estratégia de ampliar a oferta e presença de alimentos chilenos inovadores no Brasil. O mercado brasileiro é muito estratégico para o Chile, justamente pela proximidade entre os dois países que contribui positivamente para o envio de nossos produtos”, conta Hugo Corales, diretor de ProChile.
Só no 1º trimestre de 2023, as exportações de alimentos do Chile somaram US$ 660 milhões, alta de 4,32% em relação ao mesmo período de 2022, com o salmão e truta sendo os principais produtos, contabilizando US$ 216 milhões, alta de 4,6%.
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