No dia 10 de maio, comemora-se o Dia da Cozinheira, uma data que homenageia as talentosas mulheres que transformam ingredientes em pratos que muitas vezes emocionam e confortam muita gente. Desde as avós, que costumam se dedicar a receitas típicas e marcantes, até as chefs que lideram cozinhas famosas, criando novas tendências gastronômicas, todas as cozinheiras merecem ser celebradas por suas habilidades e criações.
Para marcar a data, o Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, indica alguns perfis de mulheres que ensinam pratos com aquele toque especial de sabor e tornam nossos dias mais gostosos. O que elas têm em comum? A simplicidade, o apego à praticidade e o amor à gastronomia –seja ela alta ou baixa. Confira:
Eleni, a cozinheira que “hita” com suas delícias
![]() |
![]() |
![]() |
O arroz carreteiro da Eleni é muito famoso no Kwai –não é difícil descobrir o porquê
Cozinhar é fazer poesia para ser degustada. E isso, a cozinheira Eleni Moreti, dona do canal Delícias da Eleni, sabe muito bem! Ela tem 659,3 mil seguidores e 6,4 milhões de curtidas em seu perfil no Kwai, é dona do bordão “Gente, vamos almoçarrr?” e já viralizou muito no aplicativo, com quitutes diversos e saborosos, panelas fartas, cozinha toda suja de molho e um jeitinho único de ensinar suas receitas e servi-las, bem ao estilo mãezona. Um dos seus quitutes famosos é o croquete de linguiça toscana.
Joi, sempre ajudando a não perder tempo na cozinha
![]() |
![]() |
![]() |
Pudim com três ingredientes e salada de galinha são receitas fáceis do perfil Joi Cozinha Prática
Joilma Nery, do canal Joi Cozinha Prática, é uma criadora de conteúdo baiana que mora há mais de 20 anos no Ceará e ensina receitas com uma fórmula que une facilidade, praticidade e rapidez. Como sempre gostou muito de cozinhar –a paixão vem sendo cultivada desde a adolescência–, tem como inspirações as tradicionais revistas (novas e antigas) de culinária. No Kwai, a criadora oferece para os mais de 515 mil seguidores do seu perfil o passo a passo de quitutes mais light, como o creme de ricota caseiro, até bolos e tortas feitas na frigideira.
Priscila Lisboa, cujo lema é a fórmula básico+saboroso
![]() |
![]() |
![]() |
Arroz com carne de panela e o lanche de pão dormido: na Cozinha Básica não tem desperdício
A criadora de conteúdo Priscila Lisboa, que já possui 1,3 milhão de seguidores e 8,7 milhões de curtidas no perfil Cozinha Básica, ensina o que é a cozinha da vida real com receitas práticas, que quase sempre usam aqueles ingredientes que costumam sobrar na despensa ou na geladeira. E faz isso com muita criatividade, ao publicar vídeos com o passo a passo de quitute como “lanche para fazer com pão velho”, “cocada cremosa na air fryer” e a “lasanha de preguiçoso”. Porque ela acredita que é possível fazer comida boa e saborosa com aquilo que tiver de mais básico na cozinha. Errada não está!
Camila Dutra, a “Masterchef” de baixa renda
![]() |
![]() |
![]() |
Farofa econômica e o pão de liquidificador provam que comida boa não precisa ser cara
A jovem cozinheira cariocaCamila Dutra acumula mais de 1,8 milhões de seguidores no seu perfil Masterchef de Baixa Renda ensinando comidas simples, do dia a dia, em que imperam a criatividade e a ausência de técnicas complexas –tudo sempre com muito bom humor. No menu da criadora de conteúdo, tem pão caseiro de liquidificador, sonho de padaria em sete minutos, a melhor maionese para o churras e uma farofa econômica de carne seca falsa. Como se vê, o repertório culinário da “masterchef” de baixa renda é mais variado do que o de reality show gastronômico.