O Brasil vem passando por transformações nos hábitos alimentares dos consumidores, impulsionado por questões éticas, ambientais e de saúde. A indústria de alimentos tem investido em inovação e responsabilidade social, o que tem resultado em mudanças significativas no mercado. Um dos principais avanços é a redução do açúcar em alimentos industrializados, que tem sido uma tendência crescente no país.
Dados da Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) mostram que somente no ano passado, o setor investiu mais de R$13 bilhões em inovação. Em 2022, a indústria realizou acordos voluntários com o Ministério da Saúde para retirar 310 mil toneladas de gorduras trans dos alimentos industrializados e 30 mil toneladas de sódio. Atualmente, a indústria está trabalhando para alcançar as metas de redução de açúcar, com o objetivo de retirar 144 mil toneladas de 23 categorias de alimentos e bebidas.
A indústria de doces, chocolates e sobremesas sem açúcar tem respondido a essa tendência com o desenvolvimento de produtos saudáveis e saborosos de altíssima tecnologia. A indústria tem investido em tecnologia e pesquisa para tornar os produtos sem açúcar mais atraentes ao paladar do consumidor.
De acordo com Chantal Kopenhagen Goldfinger, co fundadora da GoldKo, a tecnologia já alcançou sabores de chocolates e outras sobremesas sem nenhuma diferença no sabor: ”O mercado evoluiu muito, e do nosso lado somos incansáveis nas pesquisas e testes para chegarmos a um produto final que não tem nenhum sabor de zero. Nosso objetivo quando fundamos a GoldKo era tirar a ‘culpa’ da equação, fazendo um chocolate gostoso e com ingredientes de altíssima qualidade. Cumprimos este objetivo e hoje temos um catálogo com vários tipos de chocolates e outros produtos” revelou a empresária.
A GoldKo foi fundada em São Paulo por Paulo, Chantal e Gregory Kopenhagen Goldfinger e possui fábrica própria em Minas Gerais, na cidade de Varginha. A marca também possui lojas próprias em São Paulo, incluindo uma ”flagship” no Shopping Eldorado, que serviu como loja modelo para uma nova operação de rede de franquias que começa a ser lançada este semestre.
De acordo com Chantal, o desenvolvimento deste setor é possível devido ao interesse das pessoas em buscarem mais saúde: ” Vivemos uma geração que tem grande conhecimento sobre a saúde, longevidade e a relação disso com alimentação saudável. Este movimento criou uma demanda imensa, não apenas na indústria de chocolates, mas no setor de alimentos como um todo. Nós da GoldKo estamos comprometidos em oferecer aos consumidores produtos deliciosos e saudáveis, sem culpa e com ingredientes de qualidade. Acreditamos que o futuro da indústria de alimentos está em oferecer opções mais saudáveis, e estamos orgulhosos em fazer parte dessa mudança”, finalizou.