Bebidas Informativo

O chope perfeito tem espuma cremosa e temperatura baixa

Três dedos de espuma bem cremosa e temperatura baixa são alguns dos detalhes que fazem do chope uma das bebidas mais pedidas em um bar. Márcio Prioste, sócio administrador do SB Saudável Boteco e amante da bebida, explica que é preciso técnica para servir um chope perfeito. 

A casa possui chopeiras belgas, consideradas as melhores do mundo, que auxiliam na extração de uma bebida perfeita. Das seis torneiras disponíveis, há duas opções fixas: Brahma e Heineken, além de outros quatro rótulos artesanais, volantes. Entre as opções que podem ser degustadas na casa estão Paulistânia e Schornstein.

No SB, o chope é feito com um gás especial, composto por 75% de nitrogênio e 25% de gás carbônico. Essa mistura resulta em um creme denso, com microbolhas, que ajudam a manter o sabor e a temperatura do chope. Esse creme deve ter a espessura de dois a três dedos.

Outros detalhes que fazem o chope do SB ser muito apreciado entre os clientes estão no método de extração. “No primeiro momento, devemos reclinar o copo em 45º até o líquido bater no fundo do copo. Isso ajuda a eliminar o gás ruim”, explica Prioste.

O segundo passo é deixar o copo descansar por alguns segundos e, ao retomar o processo, é preciso equilibrar a saída do chope para um creme perfeito. Além disso, lembra Prioste, “o copo deve sempre estar resfriado, o que reforça o sabor e frescor do chope. A extração do chope é uma arte. Tem que ter amor e prazer”, conclui.

O chope do SB é servido em caldereta de 300ml ou em taça de 400ml e custa a partir de R$11,90.

X