O preço das carnes aumentou bastante no Brasil, mesmo com o recuo dos valores, ainda fica complicado para se fazer um churrasco, que é a paixão do brasileiro. Quando falamos em churrasco, logo vem a mente das pessoas a picanha ou outros cortes mais nobres. Portanto, listamos cinco dicas de como economizar no momento de preparar essa iguaria.
1- PEIXINHO OU PETIIT FILÉ
Vem da paleta, teoricamente um corte de segunda e o nome se dá por conta do formato, parece com peixinho mesmo e também se assemelha ao filé mignon, por isso pode ser chamado de PÉTIT TÊNDER, tem pouca gordura e mesmo nas linhas ou marcas famosas têm bom preço. Deve ser feito em alta cocção e aconselho salsa criola para acompanhar;
2- COPA SUINA
Talvez a maior surpresa no churrasco. O porco tem um preço baixo como um todo e hoje tem se muita qualidade, antigamente a carne precisava ser cozida a ponto+ para evitar contaminação e doenças, mas hoje com granjas e bons manejos pode e deve se comer esse tipo de carne a ponto-, aproveitando mais a suculência e sabor.
Localizado na parte superior da paleta é conhecido também como Ancho Suíno. Para se fazer em alta cocção, com caramelização externa e ponto- por dentro, combina com limão, com Chimichuri, ou até com uma redução de frutas (chutney);
3- MIOLO DE ACÉM
Conhecido agora como Denver Steack é muito macio, gordura e colágeno adequados, faz um sucesso incrível, surpreende a todos no sabor e maciez, por muito é um Short Rib sem o osso.
Acompanhado de aspargos grelhados e creme de queijo fica absurdo de gostoso;
4- Cupim
Uma carne com bastante gordura entremeada. Se conseguir ou pedir para que o açougueiro corte bem fininho, tipo corte de mortadela, bem transparente de fino, vai ter uma de suas melhores surpresas de sua vida no churrasco. Coloque direto na grelha esses bifes bem fininhos, já com alta temperatura e só para dar um sustinho neles, 2 ou 3 minutos de cada lado, sal e pronto!! É DOS DEUSES !!! Na hora de cortar as tirinhas, corte contra as fibras;
5- SOBRECOXA DESOSSADA DE FRANGO
Uma outra surpresa no churrasco. Uma receita que todo mundo quer repetir depois de experimentar, mas é importante que seja desossada mesmo. Fica extremamente macio e suculento, se a pessoa não gosta da pele, é interessante que se tire depois de pronta. A cocção não é tão rápida quanto uma picanha por exemplo, e nem tão lenta quanto outras partes do frango.
E o principal segredo é fazer uma marinada, com suco de duas laranjas, um limão, mostarda, alho e cebola picados, shoyu e salsa, e umas duas colheres de açúcar mascavo pra equilibrar a acidez.