Iniciativa conecta tecnologia, consumo responsável e colaboração setorial para garantir mais segurança ao consumidor
A Diageo, líder global em destilados premium, lançou no Brasil a campanha “Da nossa fábrica para o seu drink”, uma iniciativa nacional que reforça o compromisso da companhia com a segurança, a procedência e a transparência das bebidas comercializadas no país.
Mais do que uma ação de marca, a iniciativa marca um avanço estrutural no fortalecimento da confiança do consumidor e da valorização de quem compra e vende com responsabilidade. O objetivo é mostrar que o setor de bebidas brasileiro é seguro e formado majoritariamente por empresas sérias, comprometidas com boas práticas e atuação dentro da lei.
“Reconstruir a confiança é um processo contínuo, e queremos ser catalisadores dessa transformação. O legado que buscamos deixar é um mercado mais rastreável, justo e seguro para todos”, afirma Paula Lindenberg, CEO da Diageo Brasil.
Transparência e tecnologia a serviço da confiança
O pilar central da campanha, criada em parceria com a AlmapBBDO, é uma plataforma de comunicação que ajuda o consumidor a comprar de forma segura.
O site do The Bar, e-commerce oficial da Diageo, passa a oferecer novas funcionalidades como, por exemplo, uma lista dinâmica de varejistas e revendedores homologados, mostrando em tempo real onde adquirir bebidas de forma segura. A seleção destaca canais de venda como lojas físicas e plataformas digitais, além de distribuidores oficiais que fazem as bebidas chegarem a bares e restaurantes.
Além disso, um canal exclusivo via WhatsApp orienta consumidores e estabelecimentos sobre onde comprar de forma segura por meio de geolocalização. Todos os pedidos feitos na plataforma própria da Diageo são acompanhados por um flyer de autenticidade que reforça a originalidade das garrafas, enquanto uma nova seção de FAQ e artigos educativos ajuda o público a reconhecer sinais de falsificação e compreender as boas práticas de compra segura.
“Quando alguém escolhe uma de nossas marcas para brindar, está escolhendo uma história de qualidade, autenticidade e responsabilidade. Cada garrafa que sai das nossas fábricas carrega o cuidado e o compromisso da Diageo com a celebração responsável e segura. É esse vínculo com o consumidor que queremos fortalecer com esta campanha”, destaca Guilherme Martins, CMO da Diageo Brasil.
Mobilização de todo o setor
A campanha integra um movimento mais amplo de cooperação entre empresas, entidades e poder público, que une esforços em torno de um propósito comum: restabelecer a confiança e garantir a segurança no consumo de bebidas no país.
O avanço do movimento Bebida Legal, liderado por entidades como ABBD e ABRABE, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, representa a maior mobilização já realizada pela indústria de bebidas para combater o mercado ilegal e fortalecer a transparência em toda a cadeia produtiva.
Desde o início da crise de falsificação, mais de 9 mil agentes de fiscalização e 14 mil bares e restaurantes foram treinados para identificar produtos irregulares e adotar práticas de compra seguras. Outro marco importante foi a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 2307/07, que torna crime hediondo a falsificação de bebidas que resulte em lesão grave ou morte — um avanço histórico na proteção do consumidor e na valorização de quem atua dentro da lei.
Presença multiplataforma
Com veiculação nacional, a campanha tem ampla presença digital, nas redes sociais e nos perfis oficiais das marcas da Diageo, além de inserções em Meta, Google, YouTube e mídia programática. A estratégia também contempla mídia out of home (OOH) em grandes centros urbanos, ampliando o alcance da mensagem e a conscientização sobre compra e consumo responsáveis.
Para atingir o público em todos os pontos de contato, as peças contam ainda com variações da assinatura. Além de “Da nossa fábrica para o seu drink”, a mensagem “Da nossa fábrica para o seu carrinho” destaca a parceria com os varejistas e reforça o compromisso de garantir que cada garrafa chegue em segurança aos consumidores.


Deixe um feedback sobre isso