O iFood anunciou a aquisição da Advolve, startup brasileira especializada em Inteligência Artificial aplicada ao marketing. Com a compra, a empresa de delivery reforça a sua frente de anúncios. O valor do negócio não foi informado.
A adquirida é especializada em gerar, analisar, refazer e redistribuir peças de marketing digital. Mesmo com a compra de 100% da operação, a marca seguirá de forma independente.
Os fundadores João Sobreira, João Paulo Martins e Djary Veiga e todos os funcionários da Advolve continuam na empresa.
O iFood costuma seguir uma estratégia até chegar a uma aquisição, conta Thiago Viana, sócio e diretor de Inovação e Parcerias da companhia. “A gente testa dentro de casa, aprende e acha caminhos. Até o momento que, para acelerar esta nova frente, a gente tende a buscar parceiros estratégicos.
No caso da Advolve, um ingrediente a mais foi adicionado: a startup já havia sido validada pelo braço de venture capital da Prosus, a dona do iFood. O investimento de US$ 5 milhões foi em fevereiro, em uma rodada em que entrou com fatia minoritária.
Posição estratégica
O iFood defende que tem uma vantagem competitiva para vender anúncios, pois é uma empresa sem estoque próprio. “Somos agnósticos em relação ao parceiro”, diz Viana. Isto significa que indústrias como alimentos, bebidas e saúde podem anunciar lá sem privilegiar um determinado varejista.
Dentro do ecossistema do iFood, a Advolve terá acesso a mais dados de comportamento de usuários – o que vai contribuir ainda mais para a personalização dos anúncios, aponta o sócio da startup, João Sobreira.
A área de “ads” foi criada em 2021 no iFood. A empresa defende que oferece espaço publicitário com exposição a 60 milhões de usuários “em momentos de alta intenção de compra”. Mais de 230 empresas já anunciaram no iFood Ads nas áreas de restaurantes, supermercados, farmácias e pet shops, aponta Sam James, vice-presidente da vertical.
Fundada no fim de 2023, a Advolve teve o iFood como um de seus primeiros clientes e logo o principal. A startup desenvolveu uma arquitetura de IA capaz de executar testes simultâneos de campanhas de marketing digital e alocar os investimentos conforme o desempenho apresentado. A ferramenta cria e ajusta automaticamente elementos criativos, como textos, imagens e vídeos, para diferentes peças e canais de anúncio.
O avanço do iFood em Inteligência Artificial foi reforçado recentemente com o desenvolvimento de um modelo próprio, capaz de cruzar dados com mais precisão e detalhamento dentro das diversas frentes de atuação da plataforma. A iniciativa é central dentro do modelo de crescimento do grupo, que estima uma contribuição de 30% da Inteligência Artificial no lucro operacional (Ebtida).
Com informação do Estadão de Conteúdo (Aramis Merki II).


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