O YouTube iniciou o Programa de Afiliados do YouTube Shopping no Brasil, trazendo Mercado Livre e Shopee como seus primeiros parceiros. A integração permite que criadores de conteúdo exibam e marquem produtos dos catálogos dos marketplaces em vídeos, transmissões ao vivo, posts e Shorts, simplificando a jornada de compra para milhões de usuários da plataforma.
A funcionalidade faz parte da estratégia global do YouTube para conectar descoberta e conversão no ambiente digital. Globalmente, o YouTube Shopping já reúne mais de 500 mil criadores afiliados e o Brasil foi escolhido como mercado prioritário.
“A chegada do Programa de Afiliados do YouTube Shopping ao Brasil é um marco importante, já que o país tem um dos ecossistemas de criadores mais vibrantes do mundo. Apenas em 2024, o YouTube contribuiu com R$ 4,94 bilhões para o PIB nacional. A integração com Mercado Livre e Shopee amplia ainda mais essa economia de criadores que estamos desenvolvendo”, afirma Clarissa Orberg, head de parcerias do YouTube.

Parceiros estratégicos para acelerar o social commerce
Para os marketplaces, a estreia representa uma oportunidade de ampliar alcance e conversões via social commerce. “Com a expansão do YouTube Shopping para o Brasil, estamos entusiasmados em ajudar os lojistas a se conectarem com mais criadores e potencializarem as vendas. Essa colaboração abre oportunidades para os mais de 5 milhões de participantes do nosso Programa de Criadores e Afiliados”, comentou Felipe Piringer, Head de Marketing da Shopee.
O Mercado Livre destaca que a iniciativa fortalece a Creator Economy, oferecendo aos afiliados acesso a um amplo sortimento de produtos e infraestrutura logística. Com a novidade, os espectadores poderão clicar nos produtos destacados pelos criadores diretamente na tela do vídeo e concluir a compra no site do Mercado Livre ou da Shopee.
A integração busca tornar o processo mais fluido, unindo entretenimento e conversão sem sair do ambiente do YouTube. “O crescimento de 310% no nosso programa no último trimestre e as recompensas mais competitivas do mercado reforçam nosso compromisso em apoiar novos talentos e impulsionar modelos sustentáveis de empreendedorismo online”, ressalta Renata Gerez, Head de Social Commerce do Mercado Livre.
Deixe um feedback sobre isso