‘Melhor que a encomenda’. Esse é um ditado popular que significa superar as expectativas ou surpreender e que define muito bem a história da Empório Coisas de Minas, uma rede de franquias de produtos mineiros que teve R$ 15 milhões de faturamento em 2024. Afinal, o negócio começou a partir de encomendas de cafés, cachaças, queijos, compotas e outros quitutes mineiros que Lilian Teodoro, natural de Muzambinho, no Sul de Minas Gerais, sempre recebia de amigos paulistas ao ir visitar a sua terra Natal, de onde saiu recém-formada em Farmácia para trabalhar em São Paulo.
O negócio é composto por 12 unidades em pleno funcionamento e foi iniciado com um investimento inicial de aproximadamente R$ 100 mil. “Os nossos planos são de expandir a marca e também pretendemos fortalecer a sua presença em novas regiões, mantendo o compromisso com a qualidade e a autenticidade dos produtos mineiros. Além disso, sempre estamos trabalhando para oferecer uma experiência acolhedora e única aos nossos clientes, com ambientes que resgatam a cultura e a tradição de Minas Gerais”, revela Lilian Teodoro, que é casada com Juliano Lisa, administrador de empresas e também sócio da Empório Coisas de Minas, e mãe de dois filhos.
Em entrevista , a empresária divide que “a Empório Coisas de Minas se caracteriza pela atmosfera acolhedora, que remete ao interior de Minas Gerais, e pela oferta de produtos artesanais autênticos, como pães de queijo e cachaças, com um cuidado especial pela qualidade e sabor. Esse diferencial atrai clientes que buscam uma experiência única da cultura mineira”, afirma.
QUE CONHECER MAIS SOBRE A HISTÓRIA DA EMPÓRIO COISAS DE MINAS?
Então, confira na sequência:
- A HISTÓRIA DA EMPÓRIO COISAS DE MINAS
- ATUAL ESTRATÉGIA DE MERCADO E FUNCIONAMENTO DA EMPÓRIO COISAS DE MINAS
- PERFIL DE CLIENTES E CARDÁPIO DA EMPÓRIO COISAS DE MINAS
- POR QUE SER UM FRANQUEADO (A) DA EMPÓRIO COISAS DE MINAS?
- COMO SER UM FRANQUEADO (A) DA EMPÓRIO COISAS DE MINAS?
- DICAS PARA EMPREENDER NO MERCADO NACIONAL DE FRANQUIAS FOOD SERVICE
A HISTÓRIA DA EMPÓRIO COISAS DE MINAS
Como já adiantado, a ideia da Empório Coisas de Minas é fruto de várias encomendas de quitutes mineiros que Lilian Teodoro recebia de amigos paulistas quando contava que ia até a sua terra natal, em Muzambinho, no Sul de Minas Gerais. No entanto, a empresária acrescenta que “a ideia do Empório Coisas de Minas começou mesmo em 2013, em São Paulo, quando eu já trazia muitos produtos típicos de Muzambinho para amigos paulistanos e percebi o interesse deles pelos sabores mineiros e a oportunidade de transformá-los em um negócio”, conta.

Nessa época, Lilian Teodoro já era casada com o paulistano Juliano Lisa, depois de ter se mudado para a capital paulista em 2004 para trabalhar em uma indústria farmacêutica. Em 2010, ela, que é filha de pais comerciantes donos de lojas de roupas por mais de 60 anos, abriu uma farmácia de manipulação no bairro de Higienópolis, bairro nobre de São Paulo, com a ajuda de duas irmãs. No entanto, a empresa foi vendida em 2012 e, sempre que a empresária e o seu marido iam até Muzambinho visitar a família, eles voltavam com o porta-malas cheios de encomendas de quitutes mineiros, o que a fez resolver empreender de vez no ramo food service.
Lilian Teodoro começou a Empório Coisas de Minas de forma despretensiosa, em um pequeno espaço de 25 m² foi na Mooca, bairro da Zona Leste de São Paulo. Inicialmente, a loja foi pensada só para vender os produtos da sua terra, mas, depois, a empresária teve a ideia de colocar duas pequenas mesas do lado de fora do negócio e servir café coado na mesa do cliente, além de pão de queijo assado na hora, o que foi o maior sucesso. “As principais inspirações da Empório Coisas de Minas vêm da tradição mineira, especialmente das receitas familiares e da cultura local, como os produtos artesanais típicos de Muzambinho, minha cidade natal. A inspiração também vem do ambiente acolhedor das fazendas de Minas, que é refletido na decoração rústica e no cuidado com os detalhes que tornam a experiência única para os nossos clientes”, garante a empresária.

Juliano Lisa virou sócio de Lilian Teodoro em 2014, quando ainda tinha outro emprego. Entretanto, com o sucesso da Empório Coisas de Minas, em 2016, ele pediu demissão da multinacional onde trabalhava como Executivo de Importação e Exportação e passou a atuar exclusivamente com a mulher na empresa. “O Juliano foi fundamental para a expansão do negócio e a criação do modelo de franquia, após ter deixado o seu trabalho no comércio exterior para se dedicar integralmente à Empório Coisas de Minas. Juntos, nos ajudamos para transformar o negócio em uma rede de franquias de sucesso”, comemora a empresária.
ATUAL ESTRATÉGIA DE MERCADO E FUNCIONAMENTO DA EMPÓRIO COISAS DE MINAS
A atual estratégia de mercado da Empório Coisas de Minas é “a expansão por meio do modelo de franquias, mantendo o foco na autenticidade dos produtos mineiros e na criação de ambientes acolhedores que remetem às tradições de Minas Gerais”, explica Lilian Teodoro.

Sobre o funcionamento da sua rede de franquias, a empresária realça que “a Empório Coisas de Minas é uma rede de empórios e cafeterias fundada para trazer a autêntica culinária mineira para São Paulo e Salvador. Começou como uma pequena loja focada em produtos artesanais e ambiente acolhedor e, hoje, é referência em gastronomia mineira, com diversas unidades, franquias e um cardápio ampliado para atender desde encontros casuais, até eventos corporativos. Hoje em dia, a nossa franqueadora tem 100 funcionários”, partilha.
PERFIL DE CLIENTES E CARDÁPIO DA EMPÓRIO COISAS DE MINAS
Na avaliação de Lilian Teodoro, o perfil de clientes da Empório Coisas de Minas é formado por “pessoas que valorizam produtos artesanais, a culinária e o bom café mineiro, buscando uma experiência autêntica e acolhedora que remete ao ambiente de fazendas e sítios, além de apreciadores de itens típicos mineiros e cafés especiais”, define.

A empresária complementa que, para atender a esse público, o cardápio da sua rede de franquias inclui “pães de queijo (simples e recheados), bolos, canjicas, pamonhas, compotas, cachaças e cafés coados em coador de pano, além de produtos típicos mineiros para levar para casa”, divulga.
POR QUE SER UM FRANQUEADO (A) DA EMPÓRIO COISAS DE MINAS?
E aí? Já interessado (a) em ser um franqueado (a) da Empório Coisas de Minas?
Se sim, saiba que, conforme Lilian Teodoro, é um ótimo investimento a se fazer, uma vez que “ter uma franquia nossa é uma oportunidade de investir em um negócio com forte apelo regional e autêntico, baseado em produtos típicos e de qualidade de Minas Gerais. A marca tem um modelo de negócio consolidado e em crescimento, com um ambiente acolhedor que atrai clientes que buscam uma experiência única. Além disso, o nosso modelo de franquia oferece suporte completo e um bom potencial de retorno financeiro, com um tempo médio de retorno de 24 meses”, destaca.
COMO SER UM FRANQUEADO (A) DA EMPÓRIO COISAS DE MINAS?
Agora, para ser um franqueado (a) da Empório de Minas, a empresária informa que “os interessados em ter uma franquia da nossa marca podem encontrar todas as informações completas no nosso site www.emporiocoisasdeminas.com.br, na área Seja um Franqueado. E, após o cadastro, o nosso time de Expansão entra em contato para as demais informações”, convida.
DICAS PARA EMPREENDER NO MERCADO NACIONAL DE FRANQUIAS FOOD SERVICE
Por fim, Lilian Teodoro orienta para quem deseja empreender no mercado nacional de franquias assim como ela que foque “na qualidade do produto e no atendimento ao cliente, criando uma experiência única. Além disso, é essencial ter um bom planejamento financeiro e estrutural e escolher um modelo de franquia escalável que preserve a essência do negócio”, indica.
Deixe um feedback sobre isso