Informativo

A campanha ‘Take a Closer Look’ chega ao Brasil com eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro

Por meio de uma série de eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro, profissionais do setor, imprensa e formadores de opinião terão a oportunidade de sair do lugar-comum e explorar o que define os vinhos de Bourgogne — emoção, experiência, terroir, savoir-faire e autenticidade — oferecendo uma conexão mais profunda com a região e seu legado vitivinícola.

A campanha ‘Take a Closer Look’ será lançada por Anne Moreaurepresentante da sexta geração do Domaine Louis Moreau, em Chablis, e atual presidente da Comissão de Comunicação do BIVB. Com sólida experiência em mercados internacionais — incluindo Brasil, EUA e Ásia — Anne traz uma perspectiva estratégica e perspicaz sobre os vinhos de Bourgogne e a diversidade de seus terroirs.

A campanha ‘Take a Closer Look’ convida à exploração de duas dimensões essenciais Em primeiro lugar, destaca apelações menos conhecidas — como as Village AOCs Irancy, Viré-Clessé, Montagny, Auxey-Duresses — que merecem mais atenção por sua autenticidade e personalidade. Em segundo, propõe um novo olhar sobre os vinhos de Chablis. Longe de serem apenas vinhos brancos secos elaborados com Chardonnay, Chablis surpreende pela diversidade, profundidade e expressão de seu terroir.

‘Take a Closer Look’ em São Paulo Foto Janes Fabrício RFS
‘Take a Closer Look’ em São Paulo – Foto: Janes Fabrício RFS

Em 2024, os vinhos de Bourgogne bateram recordes no Brasil, com um crescimento de 17,5% em volume e 21,8% em valor em relação a 2023, totalizando €8,5 milhões em vendas. Os vinhos brancos foram o grande destaque, especialmente Chablis e Petit Chablis, que registraram crescimento superior a 70% em volume e 75% em valor. Atualmente, os vinhos brancos de Bourgogne representam 74,3% de todos os vinhos brancos AOC franceses exportados para o Brasil.

Embora o Brasil represente menos de 1% das exportações totais de Bourgogne, é, de longe, o principal destino dos vinhos da região na América do Sul, concentrando 89% do volume e 79% da receita no continente.

“Queremos especialmente destacar nossas denominações menos conhecidas, que oferecem excelente  valor em termos de qualidade, preço e prazer. Isso inclui as denominações Village, além dos vinhos Bourgogne e Mâcon com indicação geográfica, como Bourgogne Hautes Côtes de Nuits ou Mâcon-Lugny. E, é claro, o nosso Crémant de Bourgogne — uma expressão borbulhante das nossas uvas emblemáticas e dos nossos terroirs únicos, com um toque extra de elegância!” – Anne Moreau, Presidente da Comissão de Comunicação do BIVB para a REDE FOOD SERVICE.

E ainda vem mais por aí

A campanha continuará com uma série de eventos exclusivos para profissionais do setor vitivinícola, incluindo sommeliers, enólogos, importadores e outros membros-chave do mercado. Dois workshops presenciais sobre vinhos de Bourgogne acontecerão nos dias 11 de junho no Rio de Janeiro e 12 de junho em São Paulo. Um workshop dedicado aos vinhos de Chablis será realizado em São Paulo no dia 26 de junho.

Para ampliar o acesso em todo o país, a campanha também contará com dois webinars: um focado em vinhos de Bourgogne no dia 23 de julho e outro dedicado aos vinhos de Chablis no dia 4 de setembro. Todos os eventos serão conduzidos pelos especialistas Paulo Brammer e Alexandra Corvoembaixadores oficiais dos vinhos de Bourgogne no Brasil.

O Bourgogne Wine Board (BIVB) anuncia o lançamento da campanha ‘Take a Closer Look’, convidando os brasileiros a redescobrirem os vinhos de Bourgogne Foto BIVB Savigny Lès Baunes
BIVB Savigny Lès Baunes

Sobre o Bourgogne Wine Board

O Bourgogne Wine Board (BIVB) é uma organização profissional que reúne todos os viticultores e negociantes de vinho da região de Bourgogne. Seu papel é representar e proteger os interesses dos produtores e comerciantes, definir políticas setoriais em termos técnicos, econômicos e de marketing, além de conduzir atividades promocionais.

Bourgogne é como um mosaico de 32.000 hectares, representando apenas 0,5% da produção mundial de vinhos, com uma média de quase 200 milhões de garrafas por ano. Nenhuma outra região francesa expressa tão bem o conceito de terroir em vinhos de tanta qualidade. O que torna os vinhos de Bourgogne únicos é a relação entre o solo, o microclima, a variedade da uva e o trabalho do viticultor.

Por que não traduzimos mais Bourgogne como Borgonha? Para reafirmar sua identidade, a região e os produtores estão retomando o uso do nome original francês: Bourgogne. Bourgogne é o nosso sobrenome. Nossas apelações são nossos nomes próprios.

Deixe um feedback sobre isso

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Adicionar campo

CONS

+
Adicionar campo
Escolha a imagem
Escolha um Video
X