Transformar a forma como os brasileiros consomem drinks. Esse é o propósito da Janela bar, a maior rede de coquetelaria do Brasil que fatura nada menos que R$ 32 milhões por ano.
Com atuais 28 unidades em operação, o negócio é um ótimo exemplo do quanto investir no mercado de bebidas vale a pena hoje em dia, mas desde que de maneira estratégica e diferenciada como vem fazendo os três sócios da rede, sendo Felipe de Lacerda Andrade, de 32 anos, Gustavo de Paiva, de 33, e Pedro Smolka, de 34.
Afinal, de acordo com uma pesquisa realizada pela Mind & Hearts, empresa do grupo HSR Specialist Researchers, hoje em dia, 36% dos brasileiros da geração Z (12 a 25 anos) consomem álcool apenas mensalmente ou menos, enquanto que esse percentual é de 32% nas gerações Y (26 a 40 anos) e X (41 a 60 anos). Ou seja, o mercado food service de bebidas vem mudando ao longo dos anos, incluindo uma nova forma e sentido do consumidor ingerir bebidas alcóolicas fora de casa. Além disso, é válido ressaltar que esse estudo foi realizado por meio de entrevistas com 677 brasileiros que já têm o hábito de beber e no período de dezembro de 2024 a janeiro de 2025.
Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, Andrade, Paiva e Smolka revelam que “o mercado de drinks está em plena ascensão no Brasil, ao mesmo tempo em que o consumidor está mais curioso, exigente e aberto a experimentar novidades. Além disso, é um segmento que permite boas margens de lucro, especialmente quando se trabalha com identidade própria e operação eficiente, como é o nosso caso. O foco da Janela Bar são os nossos coquetéis autorais, dentre eles temos três em destaque, que são o Russa Loka (vodka, xarope de morango, suco de limão e refrigerante de gengibre artesanal da casa); Seu Jão (cachaça de jambú, xarope de tangerina, suco de limão e refrigerante de gengibre artesanal da casa); e o Bola de Fogo (vodka de canela, xarope de maracujá, suco de limão e refrigerante de gengibre artesanal da casa). E o que mais caracteriza a Janela Bar é a combinação de ambiente descontraído, drinks autorais de alta qualidade e preços acessíveis. O nosso propósito é transformar a forma como os brasileiros consomem drinks, é tornar a coquetelaria parte do dia a dia e não um luxo para poucos. Dessa forma, atualmente, o faturamento anual da rede gira em torno de R$ 32 milhões e cada unidade franqueada tem um faturamento médio mensal de R$ 140 mil, com margem de lucro entre 20% e 30%. Já o tempo médio de retorno do investimento fica entre 14 e 18 meses”, realçam.

O trio acrescenta que “nós acreditamos que a Janela Bar representa uma nova geração de negócios no setor de bares: mais acessível, mais humano e mais criativo. O nosso foco sempre foi criar um espaço onde as pessoas se sintam à vontade e sejam surpreendidas ao mesmo tempo. E queremos seguir expandindo com esse propósito, sem abrir mão da qualidade e da conexão com o público. E o nosso público é bem diverso, mas, majoritariamente, formado por jovens adultos entre 22 e 35 anos, urbanos, que gostam de sair, valorizam boas experiências gastronômicas e estão sempre em busca de novidades. São pessoas que consomem com consciência, gostam de qualidade, mas não querem pagar caro por isso”, compartilham.
QUE TAL CONHECER AINDA MAIS SOBRE A REDE JANELA BAR?
É só conferir abaixo:
- O QUE É A JANELA BAR
- COMO SURGIU A IDEIA DA MAIOR REDE DE COQUETELARIA DO BRASIL
- COMO FUNCIONA A MAIOR REDE DE COQUETELARIA DO BRASIL
- QUEM JÁ FAZ PARTE DA MAIOR REDE DE COQUETELARIA DO BRASIL, RECOMENDA!
- PLANOS PARA O FUTURO DA MAIOR REDE DE COQUETELARIA DO BRASIL
- DICAS PARA INVESTIR NO SEGMENTO DE DRINKS NO BRASIL
O QUE É A JANELA BAR
Para além de ser a maior rede de coquetelaria do Brasil, a Janela Bar “é uma rede de bares que nasceu com o propósito de democratizar a coquetelaria no Brasil. No início, em 2017, era um bar de bairro com uma proposta simples: oferecer drinks autorais e de qualidade a preços acessíveis, em um ambiente leve e descontraído. Hoje, nos tornamos a maior rede de coquetelaria do país, com 28 unidades em operação. A essência continua a mesma, mas o modelo de negócio evoluiu. Hoje, temos uma estrutura robusta de franquias e um posicionamento consolidado no setor de alimentação e bebidas”, ressaltam Andrade, Paiva e Smolka.

O trio de empresários acrescenta que “nos inspiramos em bares internacionais que reinventaram a coquetelaria de maneira descomplicada, como o modelo de ‘cocktail bars’ de rua em cidades como Nova York, nos Estados Unidos, como o Dante, por exemplo. No Brasil, também nos inspiramos na criatividade e na pluralidade de sabores das festas e dos botecos populares”, conta.
COMO SURGIU A IDEIA DA MAIOR REDE DE COQUETELARIA DO BRASIL
Sobre como surgiu a ideia da maior rede de coquetelaria do Brasil, Andrade, Paiva e Smolka dividem que tudo começou “em 2016, em Curitiba, no Paraná, a partir de uma inquietação nossa. Afinal, nós percebíamos que os drinks de qualidade eram restritos a bares sofisticados, com preços altos e pouca acessibilidade. Com isso, em 2017, decidimos colocar em prática um conceito novo, mais democrático, que tornasse a coquetelaria algo para todos. Montamos a primeira unidade em um ponto de esquina, com uma janela de atendimento direto para a rua e, daí, veio o nome e com uma proposta de ambiente informal e receitas próprias. O investimento inicial da primeira unidade foi de cerca de R$ 100 mil, feito com recursos próprios e muita criatividade para estruturar um espaço funcional e convidativo. A ideia era testar o conceito de forma enxuta antes de expandir”, resumem.

Andrade detalha que “eu sou nascido e criado em Curitiba, apesar de ser de uma família e costumes cariocas. Eu sempre fui um aluno na média, porém sempre muito curioso, o que foi o que me levou a trabalhar, estagiar, pesquisar e recomeçar a vida em diversos momentos das mais variadas maneiras e áreas. Assim, depois de uma tentativa frustrada de ser jogador profissional de futebol, me formei em Administração de Empresas pela FAE em 2014. E, durante a minha formação, estagiei no Banco do Brasil, morei em Washington DC, nos EUA, trabalhando como salva-vidas e trabalhei no setor de Vendas da multinacional NunesFarma, laboratório e distribuidora de medicamentos. Em 2015, eu decidi passar por mais uma experiência no exterior, fui morar em Sidney, na Austrália, e fiz pós graduação em Marketing na Charles Sturt University. Lá, para bancar os meus estudos e a minha estadia, trabalhei como Auxiliar de Cozinha, Garçom e Hostess em diversos restaurantes dos mais variados tipos de comida e acabei me apaixonando pela área da Gastronomia. Voltando ao Brasil em 2016, eu resolvi me profissionalizar na área e me formei em Gastronomia pela Universidade Positivo, em 2017. Já durante essa minha formação, eu estagiei em alguns lugares para conhecimento de mercado, como a Eat & Fit, Jacobina e Hotel Nomaa/Nomade Restaurante. E, no mesmo ano, fui convidado pelos meus atuais sócios Pedro Smolka e Gustavo de Paiva, que, na época, eram proprietários com Gards Rooftop Bar, para auxiliar na montagem e para tocar um novo projeto de bar de rua, o Janela Bar. O Janela Bar começou como um bar de rua de 40m2, depois aumentou o seu espaço quando inauguramos o Porta Bar exatamente ao lado como bar Pop-Up. E, hoje em dia, o Janela Bar possui mais de 200m2 e é a maior rede de coquetelaria do Brasil”, enfatiza.

Paiva partilha que “eu nasci em Monte Alto, no interior de São Paulo, mas me mudei já novo para Curitiba. Nem sempre trabalhei no ramo de Gastronomia e as minhas experiências anteriores foram parte fundamental para o sucesso que a Janela Bar tem hoje. Eu comecei a minha vida profissional trabalhando no CEASA de Curitiba, onde fiquei quase dez anos. E, como a rotina por lá acontecia das 3h30 até às 12h, eu fazia faculdade no período da tarde. Em 2013, eu me formei em Design Digital pela PUC-PR e, após sair da faculdade, me especializei em Análise de Tendências e Storytelling. No último ano da faculdade, eu comecei a fundação da minha primeira empresa, a Looks Creative Studio, uma produtora de vídeo. Nessa época, eu não tinha condição financeira para começar o negócio sozinho, foi quando formatei toda a ideia e busquei um investidor para o projeto, que acabei conseguindo por meio de trabalhos que já havia executado anteriormente como freelancer. Assim, com a primeira empresa rodando, inauguramos a segunda, a The Cave, um estúdio de design focado em apresentações e ficamos sócios de outra, a Inspiradores, uma agência de palestrantes. Mas, após quase três anos no ramo de Publicidade, decidi largar tudo e mergulhar de cabeça em um novo projeto, a abertura do primeiro rooftop bar do Sul do Brasil, a minha primeira empresa na área de Gastronomia. Foi então que eu e o Pedro, meu atual sócio na Janela, começamos a buscar investidores para tirar esse projeto do papel e, enquanto fazíamos essa busca, trabalhávamos no CEASA e como UBER para nos mantermos. Depois de quase nove meses, conseguimos o investimento e o GARDS Rooftop nasceu, localizado no Pátio Batel, um dos principais shoppings de Curitiba. Um ano após a inauguração do GARDS, abrimos a nossa segunda operação gastronômica, a PINOT Wine bar, também localizada no Pátio Batel. Porém, com um ano e três meses de GARDS, decidimos que deveríamos abrir algo só nosso, já que toda a parte de gestão e marketing dos empreendimentos da época eram muito engessados devido aos pensamentos distintos dos nossos sócios investidores. Foi então que entregamos a nossa parte do bar, saindo com uma mão na frente e a outra atrás, mas com a ideia de um novo projeto: o Janela Bar! Agora com o Felipe também sócios, juntamos todo o nosso aprendizado das experiências anteriores e a expertise de cada um para construir toda a experiência da marca e, em 2017, ainda endividados, sublocamos um pequeno espaço na Alam Prudente de Moraes e inauguramos o Janela Bar. De lá para cá, o bar só cresce, não só de tamanho, mas também em território e em força de marca”, comemora.
Já Smolka desvenda que “eu sou formado em Engenharia Civil pela PUC-PR e iniciei os meus estudos em 2009, mas, em 2010, tranquei o curso e fui passar um tempo trabalhando na África do Sul, onde fui Correspondente da Gazeta do Povo, jornal curitibano, durante o período da Copa do Mundo. Ainda durante 2010, eu viajei por toda Europa e retornei em 2011 para o Brasil, retomando os meus estudos. Durante a faculdade, eu fiz estágio no programado Minha Casa Minha Vida e também na ALL, empresa de logística. Mas, em 2014, eu decidi empreender e, ainda no último ano da faculdade, fundei a Pico Entretenimento, onde desenvolvi um aplicativo que fomentava o consumo de entretenimento na cidade. Em 2015, a Pico lançou um novo aplicativo, o Funfy, que tinha como objetivo fomentar a comunicação entre os frequentadores de bares e restaurantes. E, com o objetivo de desenvolver essa ideia e acelerar a expansão em nível internacional, morei em Nova York e em São Francisco, nos EUA. Para me manter durante o período que estava lá, eu trabalhei como Gerente do 9Bar Café, onde tive o meu primeiro contato com a parte de gestão de gastronomia. Assim, no final de 2015, já de volta ao Brasil e com o não avanço do projeto de aplicativos, eu comecei a trabalhar como Vendedor de Roupas na Richards, loja localizada em um shopping de Curitiba. Entretanto, motivado pela experiência adquirida nos tempos que morei fora, em 2016, surgiu a ideia de um novo projeto, o GARDS, um rooftop que ficaria localizado no Pátio Batel, um dos principais shoppings de Curitiba. Logo e junto com o meu parceiro no projeto Gustavo, atual sócio na Janela, começamos a buscar um investidor para a ideia e, durante esse tempo, trabalhei como UBER para me manter. Em dezembro de 2016, o GARDS foi inaugurado e, um ano depois, o Pinot, wine bar localizado também no Pátio Batel. No entanto, depois de um ano e três meses com o GARDS, decidi, juntamente com o meu sócio Gustavo, deixar o projeto e me dedicar a criação do Janela Bar, que foi inaugurado em dezembro de 2017. Dessa forma, de lá para cá, o bar que começou com 40m2 de loja, agora, se tornou uma rede de franquias e está em cinco Estados do Brasil”, endossa.
COMO FUNCIONA A MAIOR REDE DE COQUETELARIA DO BRASIL
Com uma atual equipe direta formada por 17 pessoas na franqueadora e mais 13 na unidade Janela Bar da Prudente, que é a matriz, a maior rede de coquetelaria do Brasil possui 28 bares em funcionamento e o número estimado de cerca de outros 168 funcionários divididos nas suas franquias. Além disso, “a rede foi fundada em sociedade e, desde o início, somos um time de empreendedores apaixonados por gastronomia e inovação. Cada um contribuiu com uma expertise diferente, da Administração ao Marketing, passando pelo Desenvolvimento de Produto. Somos uma equipe complementar e isso foi fundamental para o crescimento sustentável da marca”, garantem Andrade, Paiva e Smolka.

O trio esclarece também que “cada unidade funciona, em média, de terça a quinta-feira, das 17h às 1h, de sexta a sábado, das 17h às 22h e, aos domingos, das 16h às 23h. O nosso atendimento é feito tanto no balcão, quanto nas mesas. Temos uma operação enxuta, com uma equipe bem treinada para manter o padrão da marca. Além disso, seguimos com campanhas sazonais e eventos temáticos para manter o público engajado”, informa.
QUEM JÁ FAZ PARTE DA MAIOR REDE DE COQUETELARIA DO BRASIL, RECOMENDA!
Já interessado (a) em ter uma franquia da Janela Bar?
Se sim, lembre-se que “o faturamento anual da rede gira em torno de R$ 32 milhões. Cada unidade franqueada tem um faturamento médio mensal de R$ 140 mil, com margem de lucro entre 20% e 30%. E o tempo médio de retorno do investimento fica entre 14 e 18 meses”, divulgam Andrade, Paiva e Smolka.
Além disso, quem já é parceiro (a) da marca, a recomenda, como é o caso de Renan Pereira Neves, que é o Administrador da unidade Janela Bar em Paranaguá, município no Paraná. Ele alega que “quando decidimos trazer o Janela Bar para Paranaguá, sabíamos que estávamos apostando em algo inovador para a cidade, já que é uma proposta que une coquetelaria, gastronomia e experiência. Mas, o que aconteceu no primeiro dia de operação superou qualquer expectativa: nós faturamos R$ 22.500 em poucas horas. Isso mostrou não só a força da marca, mas o quanto o público local estava sedento por algo novo, bem executado e acessível. O Janela Bar é mais do que um bar, é um ponto de encontro, de celebração e pertencimento. E, para nós, esse início avassalador é só o começo de uma jornada que tem tudo para crescer muito aqui em Paranaguá”, espera.
PLANOS PARA O FUTURO DA MAIOR REDE DE COQUETELARIA DO BRASIL
Satisfeitos com os resultados obtidos até aqui com a maior rede de coquetelaria do Brasil, Andrade, Paiva e Smolka, que também são sócios da Soft Ice Cream, que, desde 2020, é especialista em sorvetes no estilo ‘soft serve’, e do Mesa Boteco, um bar que resgata os botecos raiz, servindo cerveja de garrafa e porções, possuem planos de crescimento para a Janela Bar. “O nosso foco hoje em dia, apesar de termos outros negócios, é a Janela Bar. O nosso plano é alcançar 60 unidades com a rede até o fim de 2026, consolidando a nossa presença nas principais capitais do país. Também queremos ampliar a linha de produtos, fortalecer ações com influenciadores e lançar produtos de marca própria. O nosso sonho é tornar a Janela Bar sinônimo de coquetelaria acessível no Brasil”, almejam.
DICAS PARA INVESTIR NO SEGMENTO DE DRINKS NO BRASIL
Por fim, os idealizadores e administradores da maior rede de coquetelaria do Brasil deixam as seguintes dicas para quem também quer investir no segmento de drinks no Brasil: “tenha um conceito forte e entenda profundamente o comportamento do consumidor. Não adianta copiar modelos prontos. É preciso entregar algo autêntico, com personalidade e, principalmente, com consistência na execução. Outro ponto chave é ter controle de operação e foco na experiência do cliente”, aconselham.
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