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Janela bar: conheça a maior rede de coquetelaria do Brasil que fatura R$ 32 milhões por ano

Transformar a forma como os brasileiros consomem drinks. Esse é o propósito da Janela bar, a maior rede de coquetelaria do Brasil que fatura nada menos que R$ 32 milhões por ano.

Com atuais 28 unidades em operação, o negócio é um ótimo exemplo do quanto investir no mercado de bebidas vale a pena hoje em dia, mas desde que de maneira estratégica e diferenciada como vem fazendo os três sócios da rede, sendo Felipe de Lacerda Andrade, de 32 anos, Gustavo de Paiva, de 33, e Pedro Smolka, de 34.

Afinal, de acordo com uma pesquisa realizada pela Mind & Hearts, empresa do grupo HSR Specialist Researchers, hoje em dia, 36% dos brasileiros da geração Z (12 a 25 anos) consomem álcool apenas mensalmente ou menos, enquanto que esse percentual é de 32% nas gerações Y (26 a 40 anos) e X (41 a 60 anos). Ou seja, o mercado food service de bebidas vem mudando ao longo dos anos, incluindo uma nova forma e sentido do consumidor ingerir bebidas alcóolicas fora de casa. Além disso, é válido ressaltar que esse estudo foi realizado por meio de entrevistas com 677 brasileiros que já têm o hábito de beber e no período de dezembro de 2024 a janeiro de 2025.

Em entrevista exclusiva à Rede Food ServiceAndrade, Paiva e Smolka revelam que “o mercado de drinks está em plena ascensão no Brasil, ao mesmo tempo em que o consumidor está mais curioso, exigente e aberto a experimentar novidades. Além disso, é um segmento que permite boas margens de lucro, especialmente quando se trabalha com identidade própria e operação eficiente, como é o nosso caso. O foco da Janela Bar são os nossos coquetéis autorais, dentre eles temos três em destaque, que são o Russa Loka (vodka, xarope de morango, suco de limão e refrigerante de gengibre artesanal da casa); Seu Jão (cachaça de jambú, xarope de tangerina, suco de limão e refrigerante de gengibre artesanal da casa); e o Bola de Fogo (vodka de canela, xarope de maracujá, suco de limão e refrigerante de gengibre artesanal da casa). E o que mais caracteriza a Janela Bar é a combinação de ambiente descontraído, drinks autorais de alta qualidade e preços acessíveis. O nosso propósito é transformar a forma como os brasileiros consomem drinks, é tornar a coquetelaria parte do dia a dia e não um luxo para poucos. Dessa forma, atualmente, o faturamento anual da rede gira em torno de R$ 32 milhões e cada unidade franqueada tem um faturamento médio mensal de R$ 140 mil, com margem de lucro entre 20% e 30%. Já o tempo médio de retorno do investimento fica entre 14 e 18 meses”, realçam.

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Unidade do Janela bar – Foto: Divulgação

O trio acrescenta que “nós acreditamos que a Janela Bar representa uma nova geração de negócios no setor de bares: mais acessível, mais humano e mais criativo. O nosso foco sempre foi criar um espaço onde as pessoas se sintam à vontade e sejam surpreendidas ao mesmo tempo. E queremos seguir expandindo com esse propósito, sem abrir mão da qualidade e da conexão com o público. E o nosso público é bem diverso, mas, majoritariamente, formado por jovens adultos entre 22 e 35 anos, urbanos, que gostam de sair, valorizam boas experiências gastronômicas e estão sempre em busca de novidades. São pessoas que consomem com consciência, gostam de qualidade, mas não querem pagar caro por isso”, compartilham.

QUE TAL CONHECER AINDA MAIS SOBRE A REDE JANELA BAR?

É só conferir abaixo:

  • O QUE É A JANELA BAR
  • COMO SURGIU A IDEIA DA MAIOR REDE DE COQUETELARIA DO BRASIL
  • COMO FUNCIONA A MAIOR REDE DE COQUETELARIA DO BRASIL
  • QUEM JÁ FAZ PARTE DA MAIOR REDE DE COQUETELARIA DO BRASIL, RECOMENDA!
  • PLANOS PARA O FUTURO DA MAIOR REDE DE COQUETELARIA DO BRASIL
  • DICAS PARA INVESTIR NO SEGMENTO DE DRINKS NO BRASIL

O QUE É A JANELA BAR

Para além de ser a maior rede de coquetelaria do Brasil, a Janela Bar “é uma rede de bares que nasceu com o propósito de democratizar a coquetelaria no Brasil. No início, em 2017, era um bar de bairro com uma proposta simples: oferecer drinks autorais e de qualidade a preços acessíveis, em um ambiente leve e descontraído. Hoje, nos tornamos a maior rede de coquetelaria do país, com 28 unidades em operação. A essência continua a mesma, mas o modelo de negócio evoluiu. Hoje, temos uma estrutura robusta de franquias e um posicionamento consolidado no setor de alimentação e bebidas”, ressaltam Andrade, Paiva e Smolka.

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Unidade do Janela bar – Foto: Divulgação

O trio de empresários acrescenta que “nos inspiramos em bares internacionais que reinventaram a coquetelaria de maneira descomplicada, como o modelo de ‘cocktail bars’ de rua em cidades como Nova York, nos Estados Unidos, como o Dante, por exemplo. No Brasil, também nos inspiramos na criatividade e na pluralidade de sabores das festas e dos botecos populares”, conta.

COMO SURGIU A IDEIA DA MAIOR REDE DE COQUETELARIA DO BRASIL

Sobre como surgiu a ideia da maior rede de coquetelaria do Brasil, Andrade, Paiva e Smolka dividem que tudo começou “em 2016, em Curitiba, no Paraná, a partir de uma inquietação nossa. Afinal, nós percebíamos que os drinks de qualidade eram restritos a bares sofisticados, com preços altos e pouca acessibilidade. Com isso, em 2017, decidimos colocar em prática um conceito novo, mais democrático, que tornasse a coquetelaria algo para todos. Montamos a primeira unidade em um ponto de esquina, com uma janela de atendimento direto para a rua e, daí, veio o nome e com uma proposta de ambiente informal e receitas próprias. O investimento inicial da primeira unidade foi de cerca de R$ 100 mil, feito com recursos próprios e muita criatividade para estruturar um espaço funcional e convidativo. A ideia era testar o conceito de forma enxuta antes de expandir”, resumem.

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Foto: Janela bar – Divulgação

Andrade detalha que “eu sou nascido e criado em Curitiba, apesar de ser de uma família e costumes cariocas. Eu sempre fui um aluno na média, porém sempre muito curioso, o que foi o que me levou a trabalhar, estagiar, pesquisar e recomeçar a vida em diversos momentos das mais variadas maneiras e áreas. Assim, depois de uma tentativa frustrada de ser jogador profissional de futebol, me formei em Administração de Empresas pela FAE em 2014. E, durante a minha formação, estagiei no Banco do Brasil, morei em Washington DC, nos EUA, trabalhando como salva-vidas e trabalhei no setor de Vendas da multinacional NunesFarma, laboratório e distribuidora de medicamentos. Em 2015, eu decidi passar por mais uma experiência no exterior, fui morar em Sidney, na Austrália, e fiz pós graduação em Marketing na Charles Sturt University. Lá, para bancar os meus estudos e a minha estadia, trabalhei como Auxiliar de Cozinha, Garçom e Hostess em diversos restaurantes dos mais variados tipos de comida e acabei me apaixonando pela área da Gastronomia. Voltando ao Brasil em 2016, eu resolvi me profissionalizar na área e me formei em Gastronomia pela Universidade Positivo, em 2017. Já durante essa minha formação, eu estagiei em alguns lugares para conhecimento de mercado, como a Eat & Fit, Jacobina e Hotel Nomaa/Nomade Restaurante. E, no mesmo ano, fui convidado pelos meus atuais sócios Pedro Smolka e Gustavo de Paiva, que, na época, eram proprietários com Gards Rooftop Bar, para auxiliar na montagem e para tocar um novo projeto de bar de rua, o Janela Bar. O Janela Bar começou como um bar de rua de 40m2, depois aumentou o seu espaço quando inauguramos o Porta Bar exatamente ao lado como bar Pop-Up. E, hoje em dia, o Janela Bar possui mais de 200m2 e é a maior rede de coquetelaria do Brasil”, enfatiza.

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Foto: Janela bar – Divulgação

Paiva partilha que “eu nasci em Monte Alto, no interior de São Paulo, mas me mudei já novo para Curitiba. Nem sempre trabalhei no ramo de Gastronomia e as minhas experiências anteriores foram parte fundamental para o sucesso que a Janela Bar tem hoje. Eu comecei a minha vida profissional trabalhando no CEASA de Curitiba, onde fiquei quase dez anos. E, como a rotina por lá acontecia das 3h30 até às 12h, eu fazia faculdade no período da tarde. Em 2013, eu me formei em Design Digital pela PUC-PR e, após sair da faculdade, me especializei em Análise de Tendências e Storytelling. No último ano da faculdade, eu comecei a fundação da minha primeira empresa, a Looks Creative Studio, uma produtora de vídeo. Nessa época, eu não tinha condição financeira para começar o negócio sozinho, foi quando formatei toda a ideia e busquei um investidor para o projeto, que acabei conseguindo por meio de trabalhos que já havia executado anteriormente como freelancer. Assim, com a primeira empresa rodando, inauguramos a segunda, a The Cave, um estúdio de design focado em apresentações e ficamos sócios de outra, a Inspiradores, uma agência de palestrantes. Mas, após quase três anos no ramo de Publicidade, decidi largar tudo e mergulhar de cabeça em um novo projeto, a abertura do primeiro rooftop bar do Sul do Brasil, a minha primeira empresa na área de Gastronomia. Foi então que eu e o Pedro, meu atual sócio na Janela, começamos a buscar investidores para tirar esse projeto do papel e, enquanto fazíamos essa busca, trabalhávamos no CEASA e como UBER para nos mantermos. Depois de quase nove meses, conseguimos o investimento e o GARDS Rooftop nasceu, localizado no Pátio Batel, um dos principais shoppings de Curitiba. Um ano após a inauguração do GARDS, abrimos a nossa segunda operação gastronômica, a PINOT Wine bar, também localizada no Pátio Batel. Porém, com um ano e três meses de GARDS, decidimos que deveríamos abrir algo só nosso, já que toda a parte de gestão e marketing dos empreendimentos da época eram muito engessados devido aos pensamentos distintos dos nossos sócios investidores. Foi então que entregamos a nossa parte do bar, saindo com uma mão na frente e a outra atrás, mas com a ideia de um novo projeto: o Janela Bar! Agora com o Felipe também sócios, juntamos todo o nosso aprendizado das experiências anteriores e a expertise de cada um para construir toda a experiência da marca e, em 2017, ainda endividados, sublocamos um pequeno espaço na Alam Prudente de Moraes e inauguramos o Janela Bar. De lá para cá, o bar só cresce, não só de tamanho, mas também em território e em força de marca”, comemora.

Já Smolka desvenda que “eu sou formado em Engenharia Civil pela PUC-PR e iniciei os meus estudos em 2009, mas, em 2010, tranquei o curso e fui passar um tempo trabalhando na África do Sul, onde fui Correspondente da Gazeta do Povo, jornal curitibano, durante o período da Copa do Mundo. Ainda durante 2010, eu viajei por toda Europa e retornei em 2011 para o Brasil, retomando os meus estudos. Durante a faculdade, eu fiz estágio no programado Minha Casa Minha Vida e também na ALL, empresa de logística. Mas, em 2014, eu decidi empreender e, ainda no último ano da faculdade, fundei a Pico Entretenimento, onde desenvolvi um aplicativo que fomentava o consumo de entretenimento na cidade. Em 2015, a Pico lançou um novo aplicativo, o Funfy, que tinha como objetivo fomentar a comunicação entre os frequentadores de bares e restaurantes. E, com o objetivo de desenvolver essa ideia e acelerar a expansão em nível internacional, morei em Nova York e em São Francisco, nos EUA. Para me manter durante o período que estava lá, eu trabalhei como Gerente do 9Bar Café, onde tive o meu primeiro contato com a parte de gestão de gastronomia. Assim, no final de 2015, já de volta ao Brasil e com o não avanço do projeto de aplicativos, eu comecei a trabalhar como Vendedor de Roupas na Richards, loja localizada em um shopping de Curitiba. Entretanto, motivado pela experiência adquirida nos tempos que morei fora, em 2016, surgiu a ideia de um novo projeto, o GARDS, um rooftop que ficaria localizado no Pátio Batel, um dos principais shoppings de Curitiba. Logo e junto com o meu parceiro no projeto Gustavo, atual sócio na Janela, começamos a buscar um investidor para a ideia e, durante esse tempo, trabalhei como UBER para me manter. Em dezembro de 2016, o GARDS foi inaugurado e, um ano depois, o Pinot, wine bar localizado também no Pátio Batel. No entanto, depois de um ano e três meses com o GARDS, decidi, juntamente com o meu sócio Gustavo, deixar o projeto e me dedicar a criação do Janela Bar, que foi inaugurado em dezembro de 2017. Dessa forma, de lá para cá, o bar que começou com 40m2 de loja, agora, se tornou uma rede de franquias e está em cinco Estados do Brasil”, endossa.

COMO FUNCIONA A MAIOR REDE DE COQUETELARIA DO BRASIL

Com uma atual equipe direta formada por 17 pessoas na franqueadora e mais 13 na unidade Janela Bar da Prudente, que é a matriz, a maior rede de coquetelaria do Brasil possui 28 bares em funcionamento e o número estimado de cerca de outros 168 funcionários divididos nas suas franquias. Além disso, “a rede foi fundada em sociedade e, desde o início, somos um time de empreendedores apaixonados por gastronomia e inovação. Cada um contribuiu com uma expertise diferente, da Administração ao Marketing, passando pelo Desenvolvimento de Produto. Somos uma equipe complementar e isso foi fundamental para o crescimento sustentável da marca”, garantem Andrade, Paiva e Smolka.

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Foto: Janela bar – Divulgação

O trio esclarece também que “cada unidade funciona, em média, de terça a quinta-feira, das 17h às 1h, de sexta a sábado, das 17h às 22h e, aos domingos, das 16h às 23h. O nosso atendimento é feito tanto no balcão, quanto nas mesas. Temos uma operação enxuta, com uma equipe bem treinada para manter o padrão da marca. Além disso, seguimos com campanhas sazonais e eventos temáticos para manter o público engajado”, informa.

QUEM JÁ FAZ PARTE DA MAIOR REDE DE COQUETELARIA DO BRASIL, RECOMENDA!

Já interessado (a) em ter uma franquia da Janela Bar?

Se sim, lembre-se que “o faturamento anual da rede gira em torno de R$ 32 milhões. Cada unidade franqueada tem um faturamento médio mensal de R$ 140 mil, com margem de lucro entre 20% e 30%. E o tempo médio de retorno do investimento fica entre 14 e 18 meses”, divulgam Andrade, Paiva e Smolka.

Além disso, quem já é parceiro (a) da marca, a recomenda, como é o caso de Renan Pereira Neves, que é o Administrador da unidade Janela Bar em Paranaguá, município no Paraná. Ele alega que “quando decidimos trazer o Janela Bar para Paranaguá, sabíamos que estávamos apostando em algo inovador para a cidade, já que é uma proposta que une coquetelaria, gastronomia e experiência. Mas, o que aconteceu no primeiro dia de operação superou qualquer expectativa: nós faturamos R$ 22.500 em poucas horas. Isso mostrou não só a força da marca, mas o quanto o público local estava sedento por algo novo, bem executado e acessível. O Janela Bar é mais do que um bar, é um ponto de encontro, de celebração e pertencimento. E, para nós, esse início avassalador é só o começo de uma jornada que tem tudo para crescer muito aqui em Paranaguá”, espera.

PLANOS PARA O FUTURO DA MAIOR REDE DE COQUETELARIA DO BRASIL

Satisfeitos com os resultados obtidos até aqui com a maior rede de coquetelaria do Brasil, Andrade, Paiva e Smolka, que também são sócios da Soft Ice Cream, que, desde 2020, é especialista em sorvetes no estilo ‘soft serve’, e do Mesa Boteco, um bar que resgata os botecos raiz, servindo cerveja de garrafa e porções, possuem planos de crescimento para a Janela Bar. “O nosso foco hoje em dia, apesar de termos outros negócios, é a Janela Bar. O nosso plano é alcançar 60 unidades com a rede até o fim de 2026, consolidando a nossa presença nas principais capitais do país. Também queremos ampliar a linha de produtos, fortalecer ações com influenciadores e lançar produtos de marca própria. O nosso sonho é tornar a Janela Bar sinônimo de coquetelaria acessível no Brasil”, almejam.

DICAS PARA INVESTIR NO SEGMENTO DE DRINKS NO BRASIL

Por fim, os idealizadores e administradores da maior rede de coquetelaria do Brasil deixam as seguintes dicas para quem também quer investir no segmento de drinks no Brasil: “tenha um conceito forte e entenda profundamente o comportamento do consumidor. Não adianta copiar modelos prontos. É preciso entregar algo autêntico, com personalidade e, principalmente, com consistência na execução. Outro ponto chave é ter controle de operação e foco na experiência do cliente”, aconselham.

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